Últimas notícias

Dirigente do BC australiano vê que riscos estão ‘um pouco elevados’

Bullock condicionou aos resultados da inflação e do emprego o aumento de juros no próximo ano

Dirigente do BC australiano vê que riscos estão ‘um pouco elevados’
Michele Bullock, dirigente do banco central da Austrália vê que riscos financeiros estão um pouco elevados. Foto: Envato Elements

Os riscos de estabilidade financeira na Austrália estão “um pouco elevados” e podem piorar se o desemprego subir, disse a vice-presidente do Banco de Reserva da Austrália (RBA, o banco central australiano), Michele Bullock, nesta terça-feira.

Ao avaliar se as famílias australianas estão preparadas para novos aumentos nas taxas de juros, Bullock alertou, em um discurso, que as de baixa renda sentirão o efeito negativo do aperto monetário, já que os pagamentos de hipotecas devem aumentar ainda mais.

“Embora no conjunto pareça improvável que haja riscos substanciais de estabilidade financeira decorrentes do setor doméstico, os riscos estão um pouco elevados”, disse Bullock. “Algumas famílias perceberão que os aumentos das taxas de juros afetarão o fardo do serviço da dívida e o fluxo de caixa.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Embora o forte crescimento atual do emprego signifique que as pessoas terão empregos para pagar suas hipotecas, a forma como os riscos se desenrolarão será influenciada pelo caminho futuro do crescimento do emprego”, ressaltou.

Bullock, que trabalha no RBA principalmente na área de estabilidade financeira, disse que os resultados da inflação e do emprego determinarão até que ponto e com que rapidez o banco central aumentará as taxas de juros oficiais no próximo ano.

“Eu concluiria que, como um todo, as famílias estão em uma posição bastante boa. O setor como um todo tem grandes amortecedores de liquidez, a maioria das famílias tem patrimônio líquido substancial em seus ativos imobiliários e os padrões de empréstimos nos últimos anos têm sido mais prudentes”, disse ela.

Fonte: Dow Jones Newswires.