A Fitch Ratings atribuiu, nesta terça-feira (20), o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ à proposta de 6ª emissão de debêntures quirografárias da Cosan (CSAN3), no montante total deR$ 1 bilhão e vencimento final em 2028. Os recursos serão destinados para a gestão ordinária de seus negócios. A Fitch classifica a Cosan com o IDR (Issuer Default Rating – Rating de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Local e Estrangeira ‘BB’ e Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’, todos com Perspectiva Estável.
Leia também
Segundo a agência de classificação de risco, o perfil de crédito da Cosan é beneficiado por sua forte e diversificada carteira de ativos, sustentado por posições de liderança em seus principais segmentos de negócios. “Os ratings incorporam o contínuo fortalecimento da geração de caixa de suas subsidiárias”, diz.
A Fitch destaca ainda que a recente aquisição de 4,9% de participação na Vale (‘BBB’/’BBB’/’AAA(bra)’/Estável), melhorou ainda mais a diversificação geográfica e de produtos da empresa, pois a Vale é líder no setor de mineração e gera a maior parte de suas receitas fora do Brasil.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Essa aquisição, financiada por dívida, no entanto, enfraqueceu os indicadores de crédito da Cosan, pois reduziu a expectativa de recebimento de dividendos das subsidiárias para servir sua dívida, o que limita o IDR em Moeda Local.
“A Cosan depende fortemente de desinvestimentos relevantes para reduzir seu elevado endividamento. A maior pressão sobre a amortização da dívida a partir de 2025 permite tempo para concretizar possíveis vendas”, avalia.