Últimas notícias

Renda fixa atrelada a taxas diárias tem melhor desempenho em janeiro

Segundo a Anbima, títulos atrelados a taxas de curtíssimo prazo tiveram melhor desempenho no primeiro mês de 2022

Foto: Pixabay

Os títulos de renda fixa atrelados a taxas de curtíssimo prazo apresentaram o melhor desempenho no primeiro mês de 2022, segundo o Boletim de Renda Fixa da Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), divulgado hoje.

O relatório mostra que o IDA-DI, índice da Anbima que representa as debêntures indexadas à taxa DI diária, avançou 0,86% em janeiro. Já o IMA-S, índice que contempla títulos públicos indexados à Selic diária, aumentou 0,83% no período.

“O resultado reflete, em certa medida, os efeitos da trajetória de alta da taxa de juros, que foi fixada em 10,75% na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom)”, afirma Hilton Notini, gerente executivo de preços e índices na Anbima.

Títulos públicos

A carteira de títulos públicos prefixados e de curto prazo, com vencimento inferior a 12 meses, também registrou uma variação positiva de 0,63%, de acordo com o índice IRF-M1. Em contrapartida, a expectativa de aumento dos juros e da inflação desvalorizou os títulos públicos prefixados com prazo acima de um ano – essa carteira, rastreada pelo IRF-M1+, apresentou variação negativa de 0,5% em janeiro.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os títulos públicos pós-fixados, aqueles indexados ao IPCA e com prazo de até cinco anos rentabilizaram 0,11% no último mês, como mostra o índice IMA-B5. Por outro lado, o IMA-B5+, índice que reúne os papéis indexados à inflação com vencimento acima de cinco anos, continua a recuar: a variação negativa foi de 1,61% em janeiro, após uma queda de 0,34% em dezembro de 2021.

Debêntures

Ao contrário das debêntures com retornos atrelados à taxa DI diária, as debêntures indexadas ao IPCA apresentaram rentabilidade negativa. O índice IDA-IPCA recuou 0,41%, assim como os seus subíndices – o IDA IPCA Infraestrutura desvalorizou 0,36% e o IDA IPCA ex-Infraestrtura, 0,66%.