Últimas notícias

AstraZeneca comprará Alexion por US$39 bi para crescer em imunologia

  • O acordo foi anunciado na semana em que a AstraZeneca disse estar fazendo mais pesquisas para confirmar se sua vacina contra a Covid-19 poderia ser 90% eficaz.

(Reuters) – A britânica AstraZeneca anunciou a aquisição da farmacêutica norte-americana Alexion Pharmaceuticals por 39 bilhões de dólares, o maior acordo de sua história, para fortalecer sua posição em imunologia e doenças raras.

O acordo foi anunciado na semana em que a AstraZeneca disse estar fazendo mais pesquisas para confirmar se sua vacina contra a Covid-19 poderia ser 90% eficaz, potencialmente atrasando o lançamento, enquanto a vacina da rival Pfizer foi lançada no Reino Unido e aprovada para uso nos Estados Unidos.

A empresa britânica disse neste sábado que os acionistas da Alexion receberiam 60 dólares em dinheiro e cerca de 115 dólares em ações -sejam ações ordinárias da AstraZeneca negociadas no Reino Unido ou American Depositary Shares negociados em dólar.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com base no preço médio do ADR de referência, 54,14 dólares, o valor total seria de 175 dólares por ação. As ações da Alexion fecharam por volta de 121 dólares cada na sexta-feira.

“É uma tremenda oportunidade para acelerar nosso desenvolvimento em imunologia, entrar em um novo segmento de doenças, um novo segmento de médicos e pacientes que ainda não conseguimos cobrir”, disse o presidente-executivo da AstraZeneca, Pascal Soriot, em uma coletiva de imprensa.

A empresa britânica disse que os conselhos de ambas as empresas aprovaram o acordo, que está sujeito à autorização dos acionistas e reguladores, e deve ser concluído no terceiro trimestre de 2021.

A AstraZeneca já foi vista como uma líder na corrida para desenvolver a vacina da Covid-19, mas ficou atrás da Pfizer e de sua parceira BioNTech, assim como da Moderna, cujas vacinas mostraram eficácia maior nos últimos estágios dos testes clínicos.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos