Últimas notícias

BofA: Atividade econômica do Brasil fica negativa pela 1ª vez desde 2020

Indicador do Bank of America caiu a -0,19 ponto no mês passado, menor patamar desde julho do ano passado

BofA: Atividade econômica do Brasil fica negativa pela 1ª vez desde 2020
Foto: Pixabay

Um indicador coincidente do Bank of America para a atividade econômica brasileira caiu em setembro para território negativo pela primeira vez desde o ano passado, na quinta baixa consecutiva e ao menor patamar desde julho de 2020, indicando agora contração mensal do IBC-Br.

O índice caiu a -0,19 ponto no mês passado, de +0,49 ponto em agosto, em linha com fracas leituras de varejo e produção industrial.

Em relatório, David Beker, economista e estrategista para Brasil do BofA, disse que a desaceleração do indicador proprietário aponta continuidade da moderação do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, com estagnação do IBC-Br no período. O IBC-Br é um indicador divulgado pelo Banco Central e ajuda a delinear a tendência de direção do PIB.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Todos os componentes do índice do BofA viram queda em suas contribuições. Pesou novo recuo nas leituras de confiança do consumidor e empresarial, enquanto a contribuição das vendas de automóveis ficou em território negativo.

No todo, Beker ainda espera “forte” recuperação do PIB neste ano, de 5,2% –acima do consenso mostrado pela pesquisa Focus do BC (+5,04%)–, com chances de um número mais forte em caso de uma retomada mais firme do setor de serviços à medida que as restrições de mobilidade são revertidas.

“No entanto, o ritmo de recuperação deve continuar perdendo fôlego à frente, devido a alta inflação, aumento do ruído político, escassez de insumos e baixos níveis de água nos reservatórios”, ponderou o estrategista.

O IBGE divulga o PIB do terceiro trimestre em 2 de dezembro. Antes, em 16 de novembro, o Bacen informa o IBC-Br de setembro.