Últimas notícias

Banco Central: decisão é compatível com estratégia para redor da meta

A projeção oficial do BC para o ano que vem é de 4,6%, acima do centro da meta (3,25%)

Banco Central: decisão é compatível com estratégia para redor da meta
O Banco Central garante que o sistema Open Banking é seguro para os usuários. (Fonte: Shutterstock)

(Thaís Barcellos e Eduardo Rodrigues, Estadão Conteúdo) – O Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central reafirmou hoje, por meio da ata de seu último encontro, que a alta de 0,50 ponto porcentual da Selic (a taxa básica de juros), a 13,75%, é “compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”.

Atualmente, o horizonte relevante inclui o ano de 2023 e, em menor grau, 2024. A projeção oficial do BC para o ano que vem é de 4,6%, acima do centro da meta (3,25%), mas levemente abaixo do limite superior (4,75%). Já para 2024, a estimativa é de 2,7%, aquém do alvo central de 3,0%.

Além disso, o Copom repetiu que a decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva. O colegiado ainda voltou a dizer que a decisão implica “suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego“. Essas ideias expressas na ata já constaram no comunicado da semana passada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O balanço de riscos continuou com fatores em ambas as direções. Do lado de alta, uma maior persistência inflacionária global e a incerteza sobre o arcabouço fiscal do Brasil e estímulos adicionais que sustentem a demanda. Para baixo, o BC vê riscos de reversão, ainda que parcial, dos preços de commodities em reais e desaceleração mais acentuada da atividade. Mas o colegiado alertou que a extensão de medidas fiscais que estimulem a demanda aumenta a chance de uma inflação maior, em meio a promessas dos principais candidatos ao Planalto de tornar permanente o Auxílio Brasil de R$ 600.

“O Comitê pondera que a possibilidade de que medidas fiscais de estímulo à demanda se tornem permanentes acentua os riscos de alta para o cenário inflacionário”, disse, em relação a algo que o presidente Jair Bolsonaro e seu principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendem.

Por outro lado, o Copom considerou que o “aumento do risco de desaceleração da economia global também acentua os riscos de baixa” e completou que a conjuntura incerta e volátil requer “serenidade” na avaliação dos riscos.