Publicidade

Últimas notícias

Banco Central: irregularidades com cartões de crédito lideram reclamações

Ainda segundo o BC, índice de queixas do Banco Inter é o mais alto no 1º trimestre do ano

Banco Central: irregularidades com cartões de crédito lideram reclamações
Foto: Dida Sampaio/Estadão

O Banco Central do Brasil (BC) publicou na última quinta-feira (25) a atualização do Ranking de Reclamações, que reuniu e listou as queixas mais comuns de clientes de instituições financeiras, no primeiro trimestre de 2024.

Com 1.892 reclamações julgadas procedentes (mais que o dobro da segunda posição), as irregularidades relativas a cartões de crédito lideram a lista.

O BC ainda detalha em sua página oficial que, entre as situações que integram as irregularidades relativas a cartões de crédito, estão:

  • cobrança em fatura que deveria ter sido estornada;
  • cobrança indevida em fatura;
  • compras não reconhecidas feitas com cartão clonado ou roubado;
  • cobrança em duplicidade;
  • entre outras.

Segundo o levantamento do BC, as cinco instituições bancárias que mais receberam queixas referentes às irregularidades relativas a cartões de crédito foram: BRB (323 reclamações), Itaú (198), Banco Inter (177), Bradesco (167) e BTG Pactual/Banco Pan (145).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na segunda colocação, as reclamações relativas à não realização de débito automático autorizado pelo cliente, divergências em saques e depósitos, problemas em transações por falha humana e atividades em investimentos sem autorização do cliente somaram 856 ocorrências julgadas procedentes.

Outras 762 queixas referentes a atraso na liberação de crédito, cobrança de parcela já quitada, cobrança em duplicidade, demora para devolver parcela cobrada indevidamente e divergência no valor ou na quantidade de parcelas fecham o pódio das reclamações mais comuns, segundo o BC.

Campeões de reclamação

Ainda de acordo com o Banco Central do Brasil, o banco com maior índice de queixas no primeiro trimestre de 2024 foi o Banco Inter, com 741 julgadas procedentes e uma base de 30,79 milhões de clientes.

Para calcular o índice, o BC utiliza a fórmula de número de reclamações procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1 milhão. Pelo cálculo, o índice do Inter ficou em 24,06.

Em segundo lugar, no quadro geral, aparece o BTG Pactual/Banco Pan, com 530 reclamações julgadas procedentes e uma base de clientes de 23,81 milhões de clientes. Os números renderam à instituição um índice de 22,25, pelos cálculos do BC.

O PagBank-PagSeguro fecha o pódio das queixas com índice de 21,65, levando em consideração as 680 reclamações julgadas procedentes contra a empresa e sua base de 31,40 milhões de clientes.

Publicidade

A lista completa pode ser acessada pela página do Ranking de Reclamações do BC.

Web Stories

Ver tudo
<
>