As ações de bancos japoneses e seguradoras disparam há quase duas semanas, após o anúncio de ajustes na política monetária do Banco do Japão (BoJ). Os papéis do maior banco do país, o Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG), subiram 15%, enquanto os da seguradora Dai-ichi Life avançaram 14%.
Leia também
O motivo é simples: agora, bancos e seguradoras podem reinvestir capital em títulos com rendimentos mais altos e as taxas de empréstimos de longo prazo podem subir.
Em geral, o BoJ intervém no mercado de títulos para manter os rendimentos dentro de uma faixa de negociação específica, próxima de zero. Dessa vez, o banco central decidiu aumentar em 0,25 ponto porcentual o limite efetivo para os rendimentos dos títulos de governo (JGBs) de 10 anos, para 0,5%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Uma mudança sustentada na política monetária do Japão poderia estimular ainda mais as ações de empresas financeiras e colocar um fim no sofrimento dos bancos, que lidam há anos com crescimento anêmico e retornos insignificantes, operando abaixo do seu valor de mercado e de seus pares globais.
* Fonte: Dow Jones Newswires