Por Thaís Barcellos – O Banco do Brasil lançou em junho três novas soluções no Portal do Desenvolvedor, um site da instituição que permite, no âmbito do Open Finance, a criação por empresas e governos de ferramentas para auxiliar suas atividades.
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Conforme antecipou o BB ao Broadcast, as novidades são as APIs (interfaces de comunicação) de Validação de Contas, BB Pay e Login BB. No âmbito do Open Finance, as APIs são os veículos que permitem a transferência de dados dos clientes entre as instituições. No portal do BB, os desenvolvedores de softwares e aplicativos podem usar as APIs para criar ferramentas e funcionalidades que se integrem ao ecossistema financeiro via Open Finance.
Em relação às novidades, a API de Validação de Contas permite verificar se determinada conta corrente do BB está ativa e se o CPF/CNPJ informado pertence ao titular da conta. “Assim, uma empresa pode validar os dados bancários de um fornecedor, por exemplo, antes de realizar um pagamento ou transferência”, exemplifica o banco.
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Já a API BB Pay é uma solução que permite o recebimento de valores por meio de diversos meios de pagamento, simplificando a conciliação dos recursos para o recebedor. Por exemplo, uma loja que vende online pode usar a API para criar um ambiente seguro de pagamento para seus clientes, com a integração de formas de pagamento. No momento, há opção de pagar com Pix, mas o BB afirma que em breve serão disponibilizadas as opções de boleto e cartão de crédito.
Segundo o banco, podem empregar esta categoria de recebimento negócios representados por uma pessoa jurídica, seja indústria, comércio, prestação de serviço ou agronegócio, seja governo. Já a API Login BB possibilita que clientes do banco acessem serviços em sites e aplicativos de parceiros utilizando as credenciais do BB (agência, conta e senha).
Com as novidades, o portal conta agora com oito APIs. Já estavam disponíveis as soluções de cobrança, Pix, arrecadação integrada ao Pix, autorização de débito automático e pagamentos em lote.
Em junho, o Portal do Desenvolvedor tinha 10.597 clientes integrados, entre empresas e entes públicos, um aumento de mais de 4.600% ante dezembro de 2020 (223), quando passou por uma reformulação.
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