Últimas notícias

Banco Central do Japão faz alerta sobre pressões de preços às empresas

Um índice de inflação japonês que exclui custos de alimentos frescos e combustíveis subiu 0,8% em abril

Banco Central do Japão faz alerta sobre pressões de preços às empresas
Pedestre caminha perto da sede do BC do Japão em Tóquio 15/02/2016. REUTERS/Thomas Peter

O Japão pode ver a pressão inflacionária aumentar à medida que mais empresas se afastam de um modelo de negócios que funcionou sob um período prolongado de deflação, disse Seiji Adachi, membro da diretoria do banco central, nesta quinta-feira.

Mas ele alertou que é “prematuro” apertar a política monetária agora, já que a inflação continua abaixo da meta de 2% do banco central e a economia ainda não se recuperou totalmente da pandemia de Covid-19.

“Com o impacto da pandemia continuando, mudar para uma política monetária mais apertada agora causaria enormes danos às atividades empresariais e domésticas”, disse Adachi em um discurso.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Adachi disse mais tarde durante briefing que o banco central do Japão poderia considerar a normalização da política monetária se a inflação ao consumidor que elimina fatores pontuais, como custos de combustíveis e alimentos frescos, se aproximar de 2%.

Essa medida da inflação, que reflete a força da economia, “pode chegar perto de 2% se as empresas continuarem repassando custos mais altos aos consumidores”, disse ele a repórteres, acrescentando que há riscos positivos e negativos para as perspectivas de preços do Japão.

Um índice de inflação japonês que exclui custos de alimentos frescos e combustíveis subiu 0,8% em abril, sinal de que a pressão inflacionária ainda precisa se expandir para setores mais amplos da economia.