Últimas notícias

BC muda Pesquisa Focus e passa a coletar mais projeções de IPCA e PIB

O Focus passa a coletar ainda estimativas para a taxa de desocupação medida pela PNAD do IBGE

Foto: Pixabay

(Estadão Conteúdo) – O Banco Central anunciou aos economistas consultados semanalmente na Pesquisa Focus mudanças a partir do relatório desta semana – que será publicado na próxima segunda-feira (20). Com as alterações, a autoridade monetária passou a coletar desde o último dia 14 mais projeções sobre o IPCA e o Produto Interno Bruto (PIB).

No caso da inflação medida pelo IPCA, a pesquisa passa a incluir projeções para as variações mensais e anuais sobre os componentes de preços administrados, preços livres, preços de serviços, preços de bens industrializados e de preços de alimentação no domicílio. Até então, a pesquisa incluía apenas a estimativa de variação anual para administrados.

No caso do PIB, a Pesquisa Focus passa a coletar projeções para os componentes pela ótica da demanda: consumo das famílias, consumo da administração pública, formação bruta de capital fixo, exportações de bens e serviços e importação de bens. Nesse caso, as projeções são apenas para a variação anual.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Focus passa a coletar ainda estimativas para a taxa de desocupação medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua mensal (PNAD) do IBGE para horizontes mensais e anuais.

De acordo com o BC, projeções trimestrais serão automaticamente calculadas para IPCA e seus componentes, câmbio (média por dia útil no trimestre) e taxa de ocupação.

Por outro lado, a Focus deixa de recolher projeções para a evolução da Produção Industrial e para as variações trimestrais dos PIBs setoriais (Agropecuária, Indústria e Serviços) – permanecendo a coleta das variações anuais desses componentes do PIB.

O Relatório Focus passará ainda a apresentar colunas com as medianas das projeções informadas nos últimos 5 dias úteis e o respectivo número de respostas para os horizontes do ano corrente e do ano seguinte. Para os horizontes mensais, serão apresentadas colunas com as medianas das projeções informadas nos últimos 5 dias úteis.

As séries históricas das estatísticas das novas variáveis e das amostras dos últimos 5 dias úteis estarão disponíveis a partir de 20 de setembro.