Warren Buffett, o maior investidor do mundo. Foto: Johannes Eisele/AFP
O conselho de administração da Berkshire Hathaway aprovou no domingo (4) por unanimidade a nomeação de Greg Abel como novo CEO da companhia, no lugar de Warren Buffett, a partir de 1º de janeiro de 2026. Buffett, o maior investidor do mundo, permanecerá como presidente do conselho de administração (chairman) da empresa.
No sábado (3), durante o encontro anual de acionistas da Berkshire, evento que reúne entusiastas do mercado financeiro do mundo todo, Buffett anunciou que deixaria o cargo de CEO da companhia ao final de 2025. A revelação foi feita ao final da sessão de perguntas e respostas do evento – a cobertura completa pode ser conferida aqui. “Chegou o momento em que Greg deveria se tornar o CEO da empresa”, disse. “Eu ainda estarei por perto, mas o Greg terá a palavra final sobre qualquer assunto. Ele não tinha ideia sobre isso até agora. Ele será o CEO e ponto”, anunciou.
Buffett, conhecido como Oráculo de Omaha, informou que apresentaria a recomendação de Abel ao conselho de administração da Berkshire na reunião de domingo (4). A partir daí, os membros poderiam fazer perguntas sobre como se daria o processo de transição antes de tomar uma decisão formal. O megainvestidor já esperava que os 11 diretores da companhia seriam unanimemente favoráveis à nomeação de Abel.
Quem é Greg Abel?
O executivo nasceu no ano de 1962 em Edmonton, na província de Alberta, no Canadá. Após se formar com distinção na Universidade de Alberta em 1984, ingressou na PricewaterhouseCoopers (PwC) em Edmonton. Buscando expandir suas oportunidades, logo se mudou para o escritório da empresa em São Francisco, onde um de seus clientes era a CalEnergy, companhia na qual Abel passou a trabalhar em 1992.
Em 1999, a empresa mudou de nome para MidAmerican Energy Holdings Company e ele foi nomeado presidente. Em 2008, assumiu o cargo de CEO e, em 2011, também passou a ocupar a presidência do conselho. Já em 2014, a MidAmerican foi renomeada como Berkshire Hathaway Energy (BHE).
Como CEO da BHE a partir de 2008, Abel construiu um negócio que abrange um universo de concessionárias, gasodutos, usinas de gás natural, fazendas de energia eólica e solar, além de vastas redes de transmissão, que juntas formam um dos pilares do império de Buffett. No primeiro trimestre de 2025, a BHE observou um aumento anual de 53% nos lucros, alcançando um resultado de US$ 1,097 bilhão.
Ao longo de sua trajetória na empresa, o canadense de 62 anos conquistou a confiança de Buffett, demonstrando habilidade para identificar oportunidades e evitar grandes riscos. “Há muitas pessoas inteligentes neste mundo, mas algumas delas fazem coisas muito estúpidas”, declarou Buffett uma vez. “Greg é um cara inteligente que nunca fará uma coisa estúpida.”
Durante a última reunião da Berkshire Hathaway, Greg Abel respondeu diferentes perguntas dos participantes e ressaltou que encara a figura de Buffett como a de um professor. “Gosto sempre de aprender com ele”, afirmou, reforçando que deseja seguir a mesma filosofia do megainvestidor no comando da companhia, priorizando investimentos de longo prazo e o acompanhamento de perto de cada balanço.