Últimas notícias

Tecnologia de blockchain é algo superestimado, diz Chris Waller, do Fed

A declaração foi dada durante evento virtual sobre moedas digitais de bancos centrais

FED (Foto: Andrew Hamik/ Associated Press)

Diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Chris Waller afirmou hoje considerar que a tecnologia de blockchain é algo “superestimado”. A declaração foi dada durante evento virtual sobre moedas digitais de bancos centrais (CBDC, na sigla em inglês), no qual também foram discutidas as criptomoedas em geral e também as stablecoins, moedas digitais com valor vinculado a uma moeda de curso, como o dólar.

Waller demonstrou ceticismo sobre o potencial das CBDCs, com o argumento de que não está convencido de que essa opção é mais eficiente e vale a pena ser executada. Ele ainda advertiu que, na sua opinião, uma moeda digital emitida pelo Fed poderia em tese “ser uma ameaça para moedas de outros países”, com pessoas pelo mundo optando pela CBDC do BC americano. “A grande questão é se de fato precisamos de uma moeda digital de banco central”, questionou o diretor do BC americano, dizendo que ela não seria necessária, por exemplo, para garantir pagamentos rápidos. Waller disse, porém, que o Fed tem dedicado “muitos recursos para entender as moedas digitais e o blockchain”.

Também presente no evento, o professor Gary Gorton, da Universidade Yale, levantou a questão de um eventual problema com a estabilidade financeira no futuro, trazido pelas stablecoins. Gorton definiu as stablecoins como “basicamente, dívidas de curto prazo”, com isso vulneráveis a eventos de corridas por troca por uma moeda de curso. Para Gorton, neste momento atual ainda não há esse risco, mas as autoridades devem ter isso em foco, para evitar problemas futuros. Na opinião do professor, usar uma CBDC em lugar de stablecoins pode ser uma solução para evitar esses riscos.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos