Últimas notícias

BoE eleva juro em 50 pontos-base e prevê recessão

Oito dos nove dirigentes do BoE votaram hoje pelo aumento do juro básico a 1,75%

BoE eleva juro em 50 pontos-base e prevê recessão
Sede Banco da Inglaterra (BoE). Foto: REUTERS/Toby Melville

(Sergio Caldas, Estadão Conteúdo) – O Banco da Inglaterra (BoE, pela sigla em inglês) decidiu elevar sua taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 1,75%, em mais uma tentativa de combater a inflação no Reino Unido, que está no maior nível em mais de quatro décadas, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira.

A decisão do BC inglês veio em linha com a expectativa de analistas. Trata-se da sexta vez consecutiva que o BC inglês eleva juros desde o fim do ano passado. Até junho, porém, o BoE vinha aumentando a taxa em 25 pontos-base por vez.

Oito dos nove dirigentes do BoE votaram hoje pelo aumento do juro básico a 1,75%. O dissidente defendeu uma alta menor de 25 pontos-base, a 1,50%. Em ata da reunião, o BoE prevê que a inflação anual ao consumidor (CPI) do Reino Unido atingirá o pico de 13,2% no quarto trimestre, ante 9,4% em junho.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda no documento, o BoE projeta que a economia britânica entrará em recessão a partir do último trimestre de 2022. A recessão, segundo o BC inglês, deverá se estender por cinco trimestres.

O BoE revelou também uma proposta de redução de seu estoque de bônus do governo, os chamados Gilts. A ideia é que a instituição venda 10 bilhões de libras em Gilts por trimestre. A proposta será votada na próxima reunião de política monetária, em setembro.

*Com informações da Dow Jones Newswires