Nesta semana, o Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou a manutenção da taxa Selic em 13,75%. Com isso, o Bank of America (BofA) divulgou uma avaliação sobre a notícia.
Leia também
O BofA informou que o comunicado não teve um tom agressivo e que demonstra o compromisso com o controle da inflação. Então, a previsão deles é de que o ciclo de flexibilização comece em agosto deste ano. Assim, a Selic poderia terminar o ano em 11,75%. A previsão do Bank of America ainda diz que a Selic pode chegar a 9,50% em 2024.
Com a previsão de queda da Selic, vale a pena investir em imóveis?
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com uma previsão de queda da taxa Selic no futuro, os investidores podem procurar o setor imobiliário para investir. Isso porque o financiamento imobiliário deve ficar mais barato.
No entanto, especialistas alertam para alguns fatores que precisam ser levados em conta antes de investir neste ramo. O investidor precisa pensar se vai revender o imóvel ou alugar, qual é a forma de compra, a localização e o custo da compra.
O aluguel de imóveis dificilmente consegue bater os investimentos de renda fixa na rentabilidade atrelada à taxa de juros. Por isso, o investidor precisa pensar em qual seria a sua renda com o aluguel ao comprar um imóvel e ver se é algo vantajoso. Outra alternativa também é o investimento em Fundos Imobiliários (FIIs) que podem ter rentabilidades interessantes, mas precisa ter em mente que é um investimento de renda variável e não tem a rentabilidade garantida.
A compra de um imóvel para a revenda também pode ser um caminho de investimento em tempos de redução da taxa de juros, já que existe um aquecimento do mercado em decorrência da redução dos custos do financiamento imobiliário. Assim, com a demanda no mercado, os preços sobem. Saiba mais sobre investimento em imóveis aqui.