Últimas notícias

Bolsa: Tranquilidade externa alivia, mas temor com atraso na vacinação está no foco

  • Às 10h41, tinha alta de 0,44%, aos 121.167,12 pontos

(Estadão Conteúdo) – Preocupações na seara política e da diplomacia do Brasil estão no foco das atenções dos investidores hoje, Apesar de o Ibovespa subir esta manhã, em sintonia com os índices futuros de Nova York, onde investidores esperam a posse do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, à tarde, questões internas seguem no radar. No Brasil, o investidor continua demonstrando preocupação com o estremecimento da relação entre o país e a China, produtor de insumos para a fabricação da vacinas contra a covid-19.

Esse estranhamento estaria atrasando a chegada de matéria-prima da China no Brasil para a produção do imunizante, o que tende a atrasar ou até mesmo suspender o processo de vacinação da população brasileira. A avaliação é de quanto mais tempo demorar para a imunização, mais tende a atrapalhar a retomada da economia, podendo reforçar o debate até mesmo dentro do próprio governo da necessidade de volta do auxílio emergencial. O Ibovespa sobe acima dos 121 mil pontos, tendo oscilado em torno de 800 pontos entre a mínima intraday (120.644,50 pontos) e a máxima (121.449,10 pontos).

Às 10h41, tinha alta de 0,44%, aos 121.167,12 pontos. A despeito da preocupação relacionada ao atraso da vacinação no País, Eduardo Cubas, sócio e diretor da Manchester Investimentos, acredita que o impasse entre Brasil e China será solucionado. “Isso atrapalha, mas é algo que tende a ser resolvido. A vacina tem um apelo político e social relevante. Acredito que o governo sabe do capital político envolvido e que de total interesse dele resolver o assunto”, estima. Apesar do tom parcimonioso com o noticiário interno, a posse do novo presidente dos EUA pode prevalecer ou ao menos dar algum equilíbrio aos mercados.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O democrata Biden assumirá o posto hoje à tarde e, horas depois, deve assinar vários decretos, incluindo medidas de apoio econômico diante do choque da covid-19. “Deve ter um impacto importante. Estamos falando da saída um governante extremista republicano Donald Trump para a chegada de mais social democrata, que pensa em distribuição social ampla. Isso deve mudar a condução, a relação da economia americana com outros países”, estima.

Para Cubas, quando mais rápido houver desfecho positivo em relação ao avanço na distribuição da vacina no Brasil, mais rápida será a retomada das atividades e da economia. “Essa questão do auxílio emergencial está no radar, o investidor está olhando o longo prazo, com a principal preocupação sendo a sustentabilidade fiscal”, afirma. A alta do petróleo no mercado internacional também ampara o Ibovespa e, claro, as ações da Petrobras, que têm alta em torno de 0,50%. Já Vale ON subia 0,11%, após a queda de 0,46% nas cotações do minério de ferro negociado no porto chinês de Qingdao. Apesar da valorização na B3, André Machado, sócio fundador do Projeto Os 10%, faz ponderações. “Os riscos políticos no País só aumentam.

O presidente da República foi o único governante do mundo que não comemorou o início da vacinação. Uma das saídas para esses riscos seria a extensão do auxílio emergencial, só que matematicamente não cabe no orçamento. Com isso, o receio com o fiscal só está aumentando”, avalia André Machado, sócio fundador do Projeto Os 10%.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos