Os mercados acionários da Europa não exibem sinal único nesta quinta-feira (16). Frankfurt sobe, mas o quadro é em geral negativo, com perdas em Londres e Paris. Em dia de agenda local modesta, o encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o da China, Xi Jinping, era avaliado. No início da manhã de hoje (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 operava em queda de 0,13%, em 453,92 pontos.
Em Londres, a ação do Burberry Group estava sendo negociada em baixa de 8,23% após a companhia advertir sobre desaceleração global na demanda por itens de luxo, o que afetava seu desempenho atual. A petroleira BP perdia 0,97%, em dia até agora negativo para a commodity (produtos básicos globais não industrializados).
Na frente geopolítica, o destaque mais cedo foi a reunião realizada em São Francisco (EUA) entre Biden e Xi. Analistas do IG afirmam que o encontro trouxe “sinais de progresso nas relações entre as duas potências” e citam também o acordo no Congresso americano que evitou shutdown no fim desta semana no governo do país.
Biden expôs diferenças, após a reunião, inclusive sobre Taiwan, enquanto Xi fez o mesmo, mas também falou sobre a importância de cooperação entre os dois países. O presidente americano qualificou a reunião como “das mais produtivas e construtivas que tivemos”.
Agenda
Na Europa, a agenda local é modesta hoje, mas haverá evento com a presença de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE), entre eles sua presidente, Christine Lagarde, e também do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), com o dirigente Dave Ramsden. Trata-se de conferência do Comitê Europeu de Risco Sistêmico (ESRB, na sigla em inglês), na Alemanha.
Às 6h45, a Bolsa de Londres caía 0,47%, Frankfurt subia 0,29%, Paris recuava 0,38%, Milão tinha alta de 0,09% e Lisboa operava em queda de 0,48%. No câmbio, o euro avançava a US$ 1,0852 e a libra caía a US$ 1,2399.