Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa: pessimismo na Alemanha e tensão vinda do Oriente Médio derrubam mercados

O volume de negócios deve ser limitado hoje, já que a Bolsa de Londres permanece fechada devido a um feriado

Bolsas da Europa: pessimismo na Alemanha e tensão vinda do Oriente Médio derrubam mercados
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas europeias hoje operam com viés negativo, após um dado de sentimento empresarial na Alemanha e tensões geopolíticas no Oriente Médio reverterem o otimismo gerado pelas expectativas de cortes de juros nos Estados Unidos.

Por volta das 07h30 (de Brasília), o índice Stoxx 600 caía 0,044%, aos 517,90 pontos. O índice Ifo de sentimento empresarial na Alemanha caiu menos que o esperado em agosto, mas o ING alerta que a maior economia europeia enfrenta uma “estagnação sem fim”. “Ainda não há recuperação à vista”, destacou o banco.

Diante desse cenário, o índice DAX, de Frankfurt, recuava 0,24%. Investidores migravam para ativos considerados mais seguros, como ouro e Treasuries, em meio aos conflitos entre Israel e Hezbollah no fim de semana e a ofensiva russa contra a infraestrutura de energia da Ucrânia nesta manhã.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A correção ocorre após o rali da última sexta-feira (23), impulsionado pelo discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole, que indicou que “chegou a hora” de cortes nos juros. Autoridades do Banco Central Europeu (BCE) também sugeriram que podem reduzir a taxa básica no próximo mês.

No entanto, o volume de negócios deve ser limitado hoje, já que a Bolsa de Londres permanece fechada devido a um feriado no Reino Unido. Durante a semana, o foco estará nos dados de inflação na Alemanha e na zona do euro, além de indicadores de confiança.

No começo da manhã (de Brasília) entre as principais bolsas europeias, a de Paris destoava dos pares e avançava 0,10%, aos 7.584,26 pontos. Milão caía 0,04% e Lisboa recuava 0,12%, enquanto Madri permanecia estável. No mercado de câmbio, o euro recuava para US$ 1,1181, após atingir um pico no ano na semana passada. A libra esterlina também caía para US$ 1,3195, dias após atingir seu maior valor em mais de dois anos.