Últimas notícias

Bolsas de NY devem abrir em alta, após CPI dos EUA ficar acima das previsões

  • Às 10h04 (de Brasília), o futuro do Dow Jones subia 0,43%, o S&P 500 avançava 0,33% e o Nasdaq tinha alta de 0,20%

(Estadão Conteúdo) – As bolsas de Nova York devem abrir com ganhos, apontam os índices futuros, com investidores atentos à divulgação de dados econômicos hoje, com destaque para o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de maio, que superou as expectativas dos analistas.

Às 10h04 (de Brasília), o futuro do Dow Jones subia 0,43%, o S&P 500 avançava 0,33% e o Nasdaq tinha alta de 0,20%. Mais cedo, foi informado que o CPI dos EUA avançou 0,6% em maio ante abril, com ajustes sazonais, de acordo com o Departamento do Trabalho.

O número superou a alta de 0,4% da mediana de estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast. O núcleo do indicador aumentou 0,7% no mesmo período, também maior que a mediana das previsões de 0,5%. Em termos anuais, o CPI atingiu 5,0% em maio, a marca mais elevada desde agosto de 2008. O núcleo do indicador aumentou 3,8% nesta mesma base de comparação. As previsões eram de 4,8% para o CPI e 3,5% para o núcleo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Após o dado, o Dow Jones futuro ganhou força, enquanto o Nasdaq inicialmente seguiu em baixa. Mais perto da abertura, os índices futuros ampliaram o impulso e passaram todos a subir. A divulgação deste indicador ocorre no contexto de elevadas expectativas de investidores, a menos de uma semana do término da reunião de política monetária do Federal Reserve de junho.

O foco em Wall Street está em como os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto avaliam a tendência da inflação nos EUA no curto prazo e como vão tratar de agora em diante a eventual redução do programa de afrouxamento quantitativo, no qual o banco central americano compra mensalmente US$ 80 bilhões em títulos do Tesouro do país e US$ 40 bilhões em ativos financeiros vinculados a hipotecas de imóveis.

Também foi divulgado pela manhã que os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA na semana encerrada em 4 de junho caíram 9 mil e atingiram 376 mil, pouco acima de 370 mil solicitações previstas por analistas consultados pelo The Wall Street Journal. Na agenda de autoridades, às 15 horas a secretária do Tesouro americana, Janet Yellen, prestará depoimento no subcomitê de orçamento a programas internacionais da Câmara dos Representantes.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos