Últimas notícias

Bolsas da Europa avançam, mas devem ter perdas com temor de recessão

Bolsas de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 1,62%, 1,22% e 0,50%, respectivamente, nesta manhã

Um trader da Bolsa de Londres reage à eleição de Boris Johnson como primeiro-ministro britânico, em 2017: traders em busca de melhores condições de trabalho. (Clodagh Kilcoyne/ Reuters)

Por Sergio Caldas – As bolsas europeias operam em alta na manhã desta sexta-feira, mas devem encerrar a semana com perdas significativas à medida que uma série de aumentos de juros por grandes bancos centrais reforçou temores sobre uma forte desaceleração da economia global ou mesmo recessão.

Por volta das 7h (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 1,34%, a 404,21 pontos, mas ainda acumulava queda de mais de 3% na semana.

Ontem, os mercados acionários da Europa foram pressionados por altas de juros nos EUA, Reino Unido e Suíça, todas motivadas pela disparada da inflação que veio na esteira da pandemia de covid-19 e se agravou com a guerra na Ucrânia.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Hoje, por outro lado, o Banco do Japão (BoJ) manteve intacta sua política ultra-acomodatícia, contrariando a tendência de aperto monetário de outros BCs.

Já na zona do euro, foram divulgados dados finais mostrando que a inflação anual ao consumidor da zona do euro atingiu recorde de 8,1% em maio, ou seja, não foi revisada para cima. Logo após o indicador, as bolsas europeias ampliaram ganhos levemente.

Na semana passada, diante da pressão inflacionária, o Banco Central Europeu (BCE) preparou o terreno para começar a elevar juros a partir de julho. O BCE também está desenvolvendo um instrumento para atenuar a divergência nos custos de empréstimos dos países que integram a zona do euro.

Nas próximas horas, a atenção vai se voltar para um discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, e dados da produção industrial americana.

Às 7h16 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,83%, a de Frankfurt avançava 1,09% e a de Paris se valorizava 1,19%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 1,62%, 1,22% e 0,50%, respectivamente.