Últimas notícias

Emissão de moeda digital seria limitada até 1,5 tri de euros, diz BCE

BCE iniciou formalmente os trabalhos para decidir se adota, ou não, o euro digital no ano passado

Emissão de moeda digital seria limitada até 1,5 tri de euros, diz BCE
Sede do BCE em Frankfurt 23/01/2020 REUTERS/Ralph Orlowski

Por André Marinho – Integrante do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), Fabio Panetta afirmou hoje que, de acordo com análises preliminares, a emissão de uma moeda digital se limitaria a cerca de 1 trilhão a 1,5 trilhão de euros, com objetivo de evitar eventuais efeitos negativos no sistema financeiro e na política monetária.

Como a população da zona do euro é de cerca de 340 milhões, esse valor permitiria a emissão de 3 mil a 4 mil euros digitais per capita, segundo Panetta. “Este montante seria comparável com as atuais detenções de notas em circulação”, explicou, em sessão no Parlamento Europeu.

Panetta acrescentou que a adoção da divisa digital ocorreria de maneira gradual. “Pode ser sensato errar por cautela ao calibrar essas ferramentas e depois ajustar com base na experiência e na aceitação do euro digital ao longo do tempo”, destacou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No ano passado, o BCE iniciou formalmente os trabalhos para decidir se adota, ou não, o euro digital. A expectativa é de que as análises durem alguns anos.