Últimas notícias

Bolsas europeias fecham em alta por menor temor com impacto da ômicron

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,97%, aos 483,01 pontos

Bolsas europeias fecham em alta por menor temor com impacto da ômicron
Resultado das principais bolsas de valores da Europa. REUTERS

As bolsas europeias fecharam em alta no último dia da semana em que todos os mercados do continente operam regularmente, antes da véspera de Natal. Avaliações mais positivas acerca do impacto que a variante ômicron do coronavírus pode provocar na economia global sustentaram o apetite por risco observado nos dois últimos pregões. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,97%, aos 483,01 pontos.*

Em relatório enviado a clientes, o Danske Bank afirma que os mercados estão indo para o Natal com um “espírito positivo” após estudos indicarem que a variante ômicron provoca menos casos graves de covid-19 que a delta. “Uma variante mais infecciosa, mas menos perigosa, tem o potencial de acabar com a pandemia, já que a imunidade coletiva poderia ser alcançada de forma mais ampla, sem sobrecarregar os sistemas hospitalares” e, desta forma, reduzir a necessidade por novas restrições, projeta o banco.

Além dos estudos acerca das infecções por ômicron conduzidos na Escócia e na África do Sul, investidores ficam atentos aos dados de eficácia das vacinas disponíveis contra a nova cepa. Hoje, a AstraZeneca informou que uma análise laboratorial conduzida pela Universidade de Oxford mostrou que seu imunizante foi eficaz na prevenção a infecções pela ômicron após uma terceira dose, mostrando resultados similares aos observados contra a delta após um regime regular de duas doses. Nos EUA, a Pfizer e Merck &co. receberam autorização emergencial do órgão regulador para comercializar sua pílula “anti-covid”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Rabobank aponta, no entanto, que a alta transmissibilidade da variante reforça as incertezas sobre a possibilidade de que bloqueios à atividade sejam adotados por governos para conter a disseminação do vírus. A Espanha, por exemplo, registrou novo pico diário de casos e, por isso, voltou a obrigar o uso de máscaras em ambientes ao livre. No Reino Unido, as infecções também renovaram recorde em 24h, com mais de 100 mil notificações da doença.

Entre indicadores, o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol cresceu 2,6% no terceiro trimestre de 2021 ante o anterior, e 3,4% na comparação anual, segundo a leitura final do dado. A divulgação de hoje revisou em alta a leitura preliminar divulgada no fim de outubro.

Para a Pantheon Macroeconomics, a expectativa é que a economia registre uma expansão de 4,6% em 2021. “No próximo ano, nossa previsão de crescimento da economia da Espanha em 4,0% permanece bem abaixo do consenso publicado mais recentemente e da nova previsão reduzida do FMI publicada ontem, ambas de 5,8%.”

De olho no dado, o índice madrilenho Ibex 35 subiu 1,24%, aos 8563,70 pontos.*

Na zona do euro, economistas acreditam que o aumento dos preços do gás natural neste ano significa que a inflação na região será mais alta em 2022 do que o esperado anteriormente. A Pantheon afirma que há evidências de que os preços do gás natural vão subir ainda mais no curto prazo, mesmo com a queda dos preços do petróleo, e que o aumento nos preços da energia “é uma clara ameaça ao consumo e à produção industrial.”

Publicidade

Em Londres, o FTSE 100 avançou 0,43%, aos 7373,34 pontos. O DAX, da Bolsa de Frankfurt, registrou alta de 1,04%, aos 15756,31 pontos, enquanto o índice parisiense CAC 40 subiu 0,77%, aos 7106,15 pontos.*

Entre outros índices europeus, o FTSE MIB fechou em alta de 0,70% em Milão, aos 27016,22 pontos, enquanto o PSI 20, de Lisboa, avançou 0,98%, aos 5513,33 pontos.*

*Cotações preliminares