Últimas notícias

Bolsas Europeias fecham em queda com a manutenção de juros pelo BCE no radar

A presidente do BCE, Christine Lagarde, deu indicativos de que o primeiro corte de taxas pode vir em junho

Bolsas Europeias fecham em queda com a manutenção de juros pelo BCE no radar
União Europeia (Foto: Envato Elements)

As bolsas da Europa fecharam na maioria em baixa nesta quinta-feira (11), em dia marcado pela decisão do Banco Central Europeu (BCE) de manter juros pela quinta reunião consecutiva. Após o anúncio, as atenções se voltaram para a coletiva de imprensa da presidente do BCE, Christine Lagarde, que deu indicativos de que o primeiro corte de taxas após o recente ciclo de alta de juros pode vir na reunião de junho do banco central.

O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,44%, aos 504,34 pontos. O destaque nas quedas entre os índices foi o Ibex 35, que caiu 1,16%, aos 10.649,80 pontos, em seu quinto recuo consecutivo. Lagarde afirmou hoje que os dirigentes não pretendem esperar que todos os componentes da inflação cheguem à meta de 2%, antes de decidir por corte de juros. “O que ocorre na zona do euro não será um espelho do que acontece nos EUA”, disse ainda a dirigente, após as recentes indicações de uma demora maior para o começo do corte de juros pelo Federal Reserve (Fed).

A Capital Economics acredita que um corte de juros pelo BCE em sua próxima reunião, de junho, é “muito provável”. A consultoria nota que Lagarde não se comprometeu com uma trajetória para os juros, mas destaca também a sinalização do comunicado de que uma maior confiança na inflação tornaria um corte “apropriado”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre as empresas, a unidade de energia renovável da Enel, Enel Green Power, reservou 2 milhões de euros para assistência aos afetados por um acidente na usina hidrelétrica de Bargi, na Itália. Os fundos servirão para ajudar as pessoas afetadas pelo acidente e suas famílias a atender necessidades urgentes e de curto prazo, de acordo com a empresa.

Em Milão, os papéis da empresa subiram 0,14%, onde o FTSE MIB teve queda de 0,96%, aos 33.713,94 pontos. Já as ações do Société Générale subiram 0,32% em Paris, após o banco francês anunciar a venda da maior parte de suas operações de financiamento de equipamentos profissionais ao Groupe BPCE, por 1,1 bilhão de euros.

Na capital francesa, o CAC 40 caiu 0,27%, a 8.023,74 pontos. Em Londres, o FTSE 100 recuou 0,49%, a 7.923,80 pontos. Em Frankfurt, o DAX teve queda de 0,82%, a 17.949,26 pontos. A exceção foi Lisboa, onde o PSI 20 teve alta de 0,27%, a 6.296,44 pontos.