Tempo Real

Bolsas europeias amargam quedas de mais de 1% nesta sexta-feira

Dados econômicos europeus foram desanimadores; varejo teve recuo, em fevereiro, na zona do euro

Bolsas europeias amargam quedas de mais de 1% nesta sexta-feira
Gráfico de ações (Foto: Envato Elements)

As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa de mais de 1% na manhã desta sexta-feira (5) após comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) reforçarem preocupações sobre a trajetória dos juros básicos americanos e derrubarem Wall Street na véspera. Às 7h20 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 1,13%, a 505,04 pontos, tocando os menores níveis em mais de duas semanas.

Nessa quinta-feira (4), o presidente da distrital do Fed em Minneapolis, Neel Kashkari, levantou dúvidas sobre a possibilidade de o banco central americano cortar juros este ano se a inflação continuar persistindo. Diante das incertezas sobre o rumo dos juros do Fed, as bolsas de Nova York amargaram quedas de mais de 1% no último pregão.

Nesta sexta-feira, mais autoridades do Fed falam em eventos ao longo do dia, mas o grande destaque fica com o payroll, o relatório de emprego dos EUA. O principal documento sobre as condições do mercado de trabalho americano tem forte influência nas decisões de política montaria do Fed.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De volta à Europa, os últimos dados econômicos da região foram desanimadores. Na zona do euro, as vendas no varejo tiveram recuo mensal de 0,5% em fevereiro, um pouco mais acentuado do que se previa. Apenas na Alemanha, a maior economia do continente europeu, as encomendas à indústria mostraram leve avanço de 0,2% no mesmo período, menor do que o esperado.

Às 7h20 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,93%, a de Paris recuava 1,45% e a de Frankfurt cedia 1,55%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 1,67%, 1,59% e 0,79%, respectivamente.