Tempo Real

Mais da metade dos brasileiros está otimista com as finanças pessoais, diz Serasa

85% dos entrevistados, no entanto, passaram por pelo menos um caso de desequilíbrio financeiro no último ano

Mais da metade dos brasileiros está otimista com as finanças pessoais, diz Serasa
Como multiplicar os R$ 9 milhões da Mega-Sena?(Foto: Envato Elements)
  • Pesquisa da Serasa mostra que 53% dos brasileiros estão mais otimistas em relação às finanças pessoais agora do que nos últimos anos
  • Apesar disso, 85% dos brasileiros passaram por pelo menos uma situação de desequilíbrio financeiro nos últimos 12 meses
  • Na comparação por estado, os moradores de Amazonas, Pará, Roraima e Amapá são os mais otimistas

Apesar do controle do dinheiro ainda ser motivo de preocupação para muitas pessoas, 53% dos brasileiros afirmam estar mais otimistas em relação às finanças pessoais agora do que nos últimos anos. Os dados foram divulgados pelo levantamento “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box.

Na comparação por estado, os moradores de Amazonas, Pará, Roraima e Amapá são os mais otimistas. Já quem vive no Maranhão, em Pernambuco e em São Paulo apresenta o maior pessimismo quando o assunto é finanças pessoais. No quesito de ansiedade com o dinheiro, os habitantes do Tocantins, Acre, Minas Gerias e Rondônia lideram o ranking, enquanto Sergipe, Santa Catarina e Piauí possuem os menores indicadores nesse sentimento

Apesar de um contexto geral de maior otimismo, 85% dos brasileiros passaram por pelo menos uma situação de desequilíbrio financeiro nos últimos 12 meses.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os participantes da pesquisa, 19% afirmaram ter atrasado o pagamento da fatura de cartão de crédito por não ter como quitar o valor no momento, enquanto 13% adiaram o pagamento de contas básicas, como de água, luz e telefone, por não ter dinheiro suficiente na ocasião. Outros 14% já precisaram pedir dinheiro para amigos ou familiares para pagar uma dívida.

Na hora de se planejar financeiramente, seis em cada dez brasileiros têm o costume de realizar o controle mensal dos gastos. Dentre as práticas citadas, 42% dos participantes disseram realizar anotações em papel, enquanto 33% costumam verificar faturas e 29% realizam o acompanhamento online do extrato bancário.

O corte de despesas desnecessárias foi o hábito de controle de dinheiro mais mencionado entre os entrevistados. Além disso, 72% dos brasileiros fazem ou já fizeram reserva para investimentos ou poupança. No entanto, não existe uma cultura no País de busca por cursos de educação financeira – prática adotada por apenas 3 em cada 10 pessoas. Por outro lado, os conteúdos sobre finanças nas redes sociais já são referência para 55% dos brasileiros, com destaque para o Tocantins, estado com maior consumo desse tipo de publicação.

O levantamento, que ouviu 8.888 entrevistados entre agosto e setembro deste ano, constatou ainda que 3 em cada 4 brasileiros já buscaram ou contrataram crédito em algum momento da sua trajetória financeira.

O cartão de crédito e o empréstimo pessoal lideram entre os tipos de crédito mais procurados, com o pagamento de dívidas sendo a principal motivação para a tomada dessa decisão. Limpar o nome e pagar uma despesa inesperada também são fatores que levam os brasileiros a buscarem crédito.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Golpes eletrônicos: confira 7 golpes digitais para roubar o seu dinheiro
Ataque cibernético: relembre 7 sabotagens que afetaram o mercado financeiro
Como investir em IA para ganhar dinheiro?
5 passos para planejar a independência financeira dos seus filhos
Como identificar as notas antigas do real que saíram de circulação?
Reforma tributária: quais alimentos terão imposto zerado ou reduzido? Confira lista
Voo cancelado pelo apagão cibernético? Veja o que fazer
Apagão cibernético: veja quais bancos brasileiros foram afetados
Novo aumento da gasolina? Entenda porque Petrobras pode mexer de novo no preço dos combustíveis
Bancos digitais: confira 5 contas que melhor pagam seus clientes
O que é BPC? Por que governo quer fazer pente-fino neste benefício social?
Mega-Sena: como aumentar minhas chances de vencer?
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos