Publicidade

Comportamento

“Não preciso escolher entre ser executiva e mãe”, diz líder do Itaú

Evento discutiu equidade de gênero no ambiente de trabalho

“Não preciso escolher entre ser executiva e mãe”, diz líder do Itaú
Sara Hughes (FBN), Valquiria Jovanelle Tonello (Itaú), Lia Fonseca (PwC), Carolina Cavenaghi (Fin4She),Carolina Cury (BTG) e Tassya de Paula (Nubank). Foto: Reinaldo Borges

O lançamento da jornada “Women in Finance”, evento promovido pela Fin4She que reúne executivas do mercado financeiro para discutir equidade de gênero no ambiente de trabalho, ocorreu na sede da PwC, em São Paulo, nesta quinta-feira (21).

Lia Fonseca, sócia e sponsor da dimensão de gênero na PwC Brasil, intermediou a conversa com Valquiria Jovanelle Tonello, superintendente jurídica do Itaú e membro do conselho de administração do Multiplicando Sonhos e Associação Santa Plural, Sara Hughes, presidente do conselho de administração da FBN e membro do conselho de sócio da Lwart, Carolina Cury, sócia do BTG Pactual, e Tassya de Paula, gerente de D&I no Nubank e cofundadora do Uuka.

Entre os assuntos abordados no encontro, um tópico ganhou protagonismo: a falsa dicotomia entre ser uma executiva de sucesso em uma instituição financeira e ser mãe. Cury, do BTG Pactual, relata que esse tipo de pensamento é responsável por afastar o público feminino dos cargos de liderança.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Identificamos que o problema (em relação à equidade no BTG) não era só atrair, mas reter, porque quando a profissional chegava naquele ápice (para ser promovida à liderança), era a hora que ela queria casar, ter filho. E muitas não acreditam que é possível fazer isso em determinado cargo”, diz. “Muitas vezes a pessoa abre mão da oportunidade, desiste.”

Tonello, do Itaú, também vê esse fator como um entrave para algumas profissionais. Entretanto, ela, que é mãe e esposa, ressalta que conciliar vida familiar e a rotina no banco nunca foi um problema. “Eu não preciso escolher entre ser executiva e ser mãe, posso ser as duas coisas”, diz. “Minha vida está misturada no mercado financeiro e eu não deixei de fazer nada, tenho hobbies, sou corredora amadora. A jornada vai ser dura mesmo, o mercado financeiro tem essa característica, mas as coisas conseguem se conectar, é possível.”

Hughes, presidente do conselho de administração da FBN, ressalta que a mulher sofre com a pressão por ser perfeita na criação dos filhos – uma cobrança que os executivos homens não têm. “Temos que reinventar um ambiente de trabalho que seja bom para todo mundo, que as pessoas possam falar que ‘dessa maneira’ não precisa ser”, afirma. “Temos que brigar por um pouco mais de sanidade.”

Questão de negócio

Tassya de Paula, do Nubank, por sua vez, ressaltou a necessidade de criar um ambiente acolhedor para ampliar a equidade de gênero no ambiente de trabalho. Além disso, chamou a atenção que a questão de gênero também é uma questão de negócio.

“A presença de mulheres nas organizações fazem com que essas organizações fiquem mais valiosas”, afirma Paula. “No caso do Nubank a gente tem um encontro de desafios, porque somos do mercado financeiro e somos uma empresa tech, o ambiente de tecnologia também não foi desenhado para as mulheres. Se não tivéssemos trabalhado de forma intencional, dificilmente alcançaríamos a equidade”, diz.

Publicidade

Hoje, a executiva diz que o Nubank possui 45% do quadro composto por mulheres. Os cargos de liderança também são 45% ocupados por mulheres. “Não dá para desconectar a busca por igualdade de gênero dos resultados dos negócios. Fomos o primeiro cartão de crédito ou conta de mais de 5 milhões de clientes, e isso é fruto de soluções pensadas por uma equipe formada 45% de mulheres.”

Web Stories

Ver tudo
<
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2807 de hoje, quinta-feira (12)
IPTU: quem tem direito à isenção do imposto?
Como preencher a declaração do Imposto de Renda? Veja passo a passo
Aposentado tem isenção de IPTU? Entenda as condições
Peru, chester ou tender: descubra qual a opção mais barata para o Natal
Top 5 carnes mais baratas para o churrasco de Ano Novo
IPVA 2025: onde consultar o valor do meu carro?
Esqueça o ferro: 5 maneiras simples de desamassar as roupas sem aumentar a conta de luz
>