Citi corta preço-alvo da Braskem (BRKM5) após ‘dados mais fracos’ do 2T25
Banco diz não esperar uma reação positiva relevante no curto prazo devido à fraqueza no mercado petroquímico e incertezas sobre a possível mudança de controle na empresa
O Citi atualizou seu modelo para Braskem (BRKM5) e reduziu seu preço-alvo para R$ 11 por ação (potencial de valorização de 38% sobre o último fechamento), considerando os dados mais baixos do que o esperado do segundo trimestre de 2025. Ainda assim, o banco manteve a recomendação de compra/alto risco, apoiada por melhores números à frente e um valuation barato.
O Citi diz não esperar uma reação positiva relevante no curto prazo devido à fraqueza no mercado petroquímico e incertezas sobre a possível mudança de controle na empresa.
Segundo a instituição, em julho e agosto de 2025, os mercados de petroquímicos enfrentaram incertezas macroeconômicas e comerciais persistentes, com desenvolvimentos tarifários influenciando os fluxos regionais.
“Os principais motores do mercado petroquímico permanecem inalterados, já que o excesso de oferta e as margens fracas continuam sendo as principais preocupações”, escreve o banco em relatório.
Os analistas dizem considerar uma previsão de vendas mais baixa em todos os segmentos nos próximos períodos, refletindo o mercado difícil, o que explica os números mais baixos nas estimativas para 2026 e 2027.
Além disso, o Citi afirma que poderá vir um avanço na investigação antidumping no mercado doméstico de polietileno, já que há uma reunião agendada pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) na próxima semana, e o Departamento de Defesa Comercial (Decom) recomendou a aplicação de algumas medidas provisórias.
“No entanto, não temos certeza de que este tópico fará parte da agenda da reunião. Mas destacamos que um avanço positivo nesse assunto pode ajudar a empresa a impulsionar seus resultados na operação brasileira e, consequentemente, levar a uma reação positiva das ações”, conclui a casa.