Últimas notícias

Commodities não conseguem impedir queda do Ibovespa por cautela com China

No gigante asiático, uma nova redução de juros favorece a recuperação do petróleo e das matérias-primas metálicas no exterior

Commodities não conseguem impedir queda do Ibovespa por cautela com China
(Foto: Envato Elements)

A alta dos preços das commodities não é suficiente para sustentar o mercado brasileiro de ações e o Índice Bovespa tem desempenho negativo nesta segunda-feira (21), com o investidor acompanhando ainda cauteloso com a economia chinesa e os temores de recessão global. A busca por proteção leva à alta dos juros dos Treasuries (títulos do Tesouro dos EUA), valorização do dólar e aumento dos juros também por aqui.

Na China, uma nova redução de juros favorece a recuperação do petróleo e das matérias-primas metálicas no exterior, mas não empolga os mercados emergentes, que seguem cautelosos. O dia é de agenda escassa, o que mantém os investidores com as atenções voltadas aos eventos esperados para os próximos dias.

Nos Estados Unidos, a expectativa é pelo seminário de Jackson Hole, que terá a discursos de dirigentes do Federal Reserve, incluindo o presidente da instituição, Jerome Powell, que fala na sexta-feira. Por aqui, a possibilidade de conclusão da votação do arcabouço fiscal e o resultado do IPCA-15 são alguns dos destaques.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Às 11h09, o Ibovespa tinha baixa de 0,57%, aos 114.746,92 pontos. Petrobrás ON e PN, que subiam mais cedo, inverteram a tendência há instantes e recuavam 0,32% e 0,10%, nesta ordem. Vale ON também enfrenta instabilidade, mas subia 0,16%.

As Sociedades Anônimas de Futebol (SAF) poderão abrir capital, lançar debêntures (debêntures-fut), promover crowdfunding de investimentos, montar fundos de investimentos e fazer securitização, segundo o Parecer de Orientação 41 publicado hoje pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O documento tem por objetivo orientar investidores e participantes do mercado sobre instrumentos do mercado de capitais disponíveis para as SAF.