Últimas notícias

Crescimento do crédito para famílias pode avançar 10,3% em 2024, revela Febraban

A carteira de crédito total para este ano manteve a tendência de alta

Crescimento do crédito para famílias pode avançar 10,3% em 2024, revela Febraban
Febraban divulga resultados de pesquisa sobre projeções de crédito. Imagem Adobe Stock.

A Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban revela que a projeção de crescimento da carteira de crédito direcionada destinada às famílias em 2024 passou de 9% para 10,3% e a carteira direcionada teve expectativa de alta de 8,9% para 9,9%.

Esta edição do levantamento foi feita com base em entrevistas com 20 bancos entre 26 de março a 02 de abril.

A pesquisa é realizada a cada 45 dias, logo após a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e mostra a estimativa dos bancos para o comportamento de diversas variáveis da economia ao longo deste e do próximo ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesse cenário, a carteira total para este ano manteve a tendência de alta e avançou de 8,4% – visto nos resultados de fevereiro – para 8,8%, mais próxima da última projeção do Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central, que está em 9,4%. Em 2023, a carteira total fechou com aumento de 8,1%.

Contudo, a projeção para a evolução da carteira direcionada destinada às empresas foi revista para baixo, passando de uma alta de 8,8% para 8,3%. Já a expectativa de crescimento da carteira livre para este ano subiu de 8,1% para 8,5%, também puxada pela previsão de maior expansão da carteira pessoa física, que passou de 8,9% para 9,5%, enquanto a previsão para a carteira livre pessoa jurídica subiu de 7,4% para 7,6%.

A pesquisa também trouxe as estimativas otimistas dos bancos em relação ao crédito em 2025. A expansão da carteira total esperada para o ano que vem saiu de 8,1% para 8,9%, com revisões para cima em recursos livres (+8,9% ante +8,6%) e direcionados (+8,9% ante +8%). O destaque fica para a expansão da carteira destinada às famílias, que segue acima de 9% tanto no segmento direcionado como no livre.

“Apesar do aumento relativo das incertezas no período recente, a pesquisa ainda captou um sentimento positivo por parte dos participantes, tanto em relação ao comportamento geral da economia, como especificamente do crédito, que deve crescer mais do que o esperado até então”, afirma Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban.

Em relação à taxa de inadimplência da carteira livre, o levantamento permaneceu praticamente estável em sua projeção para 2024, ficando em 4,5%, o que corresponde a uma leve queda em relação ao nível atual do indicador, de 4,6% em fevereiro. Para 2025, a projeção do indicador caiu para 4,2% ante 4,3% na pesquisa anterior, indicando que o movimento de queda deve continuar no ano que vem.

Publicidade

Vale ressaltar que essa pesquisa se diferencia da Pesquisa Especial de Crédito, divulgada mensalmente e que procura antecipar os números do mês anterior que são divulgados na Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central.