Publicidade

Últimas notícias

CVM suspende oferta de serviços de análise de fundador da Empiricus

Marcos Eduardo Elias falou ao E-Investidor sobre os próximos passos de sua empresa Contra Corrente

CVM suspende oferta de serviços de análise de fundador da Empiricus
Comissão de Valores Mobiliários (CVM) (Foto: Fábio Motta/ESTADÃO)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fez um alerta nesta quarta-feira (6) sobre a atuação irregular da empresa Contra Corrente e de seu sócio proprietário Marcos Eduardo Elias, nome reconhecido no mercado por ter sido um dos fundadores da Empiricus.

De acordo com a Superintendência de Supervisão de Investidores Institucionais (SIN) do órgão regulador, foram identificados indícios de que a Contra Corrente e Elias oferecem publicamente no Brasil, por meio do site contracorrente.io, serviços de análise de valores mobiliários sem autorização da CVM.

Por meio da Deliberação CVM 890, a autarquia determinou a imediata suspensão de qualquer oferta de serviços de análise pela empresa e por seu sócio proprietário. Caso a determinação não seja cumprida, as companhias e pessoas que venham a ser identificadas como participantes dos atos irregulares estarão sujeitas à multa diária no valor de R$ 50 mil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Formado em engenharia mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Elias idealizou e fundou diversas casas de investimentos, dentre elas a GAS Investimentos (atual SAG Investimentos), a Turing, a Modena Capital, além da já citada Empiricus. O investidor também já foi professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em 2018, Elias foi preso na Suíça acusado de apropriar-se de US$ 750 mil de instituições financeiras de Manhattan usando falsificações de documentos de clientes brasileiros. No mesmo ano, o financista foi extraditado para os Estados Unidos, declarando-se culpado pelo crime em 2019.

Libertado em 2021, Elias voltou ao Brasil e fundou posteriormente a Contra Corrente, em 2022. Quando o site da empresa ainda estava em funcionamento, ela afirmava ser voltada para companhias de grande porte e investidores profissionais, “mas também poderia mostrar o mapa da mina aos pequenos investidores nos mercados de capitais”, ressaltava. Prometia ainda divulgar “conteúdo autoral, não-óbvio, proprietário, inédito e crucial”.

O que diz Elias

Após o alerta da CVM, o site da Contra Corrente passou a exibir a seguinte mensagem: “A Contra Corrente informa que está trabalhando junto aos órgãos reguladores para regularizar seus produtos em breve”. Todas as demais páginas da plataforma estão agora fora do ar.

Ao E-Investidor, Elias destacou que não havia recebido nenhum aviso prévio da autarquia sobre as irregularidades, tendo sido informado sobre a questão apenas por meio de uma nota aberta publicada no site da CVM na quarta-feira (6). Ressaltou ainda que a Contra Corrente buscará atender às normas do órgão regulador e voltará a atuar “em breve”.

“A gente vai realizar cursos, palestras, livros, além de ampliar o atendimento aos investidores institucionais. Também vamos focar em ativos no exterior. A previsão é de que o site volte a funcionar logo, mesmo porque 95% do conteúdo consistia em calls sobre ações estrangeiras ou digressões sobre filosofias de investimentos, que estão fora do escopo da CVM”, pontuou.

Publicidade

Elias também afirmou que irá buscar o credenciamento junto à CVM para atuar como administrador de carteiras de valores mobiliários. O empresário já havia tentado conseguir a habilitação em 2023, mas teve o pedido negado pelo órgão regulador, sob a justificativa de que o financista não tinha uma reputação ilibada, após ter cumprido pena de prisão de 3 anos e 5 meses nos Estados Unidos.

Como motivos para negar o credenciamento do empresário, a CVM também citou as dívidas registradas em nome de Elias no SPC e na Serasa, além do fato de que a documentação apresentada por ele não comprovava “notório saber” e elevada qualificação em área de conhecimento que o habilitasse para o exercício da atividade desejada.

O empresário afirma ter respondido aos questionamentos da CVM à época e enviado os documentos solicitados pela autarquia. Em relação às dívidas, disse que já havia iniciado as tratativas e contatos com o Bradesco para quitação do montante. Já em relação à comprovação do seu “notório saber”, afirmou que iria enviar cópias de diplomas e teses. No entanto, segundo Elias, mesmo com o envio da documentação, a solicitação foi negada pela CVM.

O financista passou então a atuar para clientes que queriam reestruturar as áreas de análises de assets. Atualmente, além da Contra Corrente, possui outras duas empresas: a casa de research independente Modena Capital e a gestora Actus.

Web Stories

Ver tudo
<
>