O que este conteúdo fez por você?
- Nesta semana, as atenções estarão especialmente no relatório de emprego dos Estados Unidos de dezembro
(Estadão Conteúdo) – Os investidores começam o ano atentos à nova variante de covid-19 em vários países e aumento de casos após as festas de fim de ano, ao mesmo tempo em que várias nações avançam no processo de vacinação contra o vírus, o que não é o caso ainda do Brasil. Nesta semana, as atenções estarão especialmente no relatório de emprego dos Estados Unidos de dezembro, o payroll, na sexta-feira.
Leia também
Aqui hoje será conhecido o desempenho da balança comercial de dezembro e de 2020 e na sexta-feira, o da produção industrial de novembro, além do primeiro leilão do Tesouro de LTN, NTN-F e NTN-B do ano, na quinta-feira. O sinal é positivo nos mercados internacionais, com fôlego maior nas bolsas europeias após o PMI industrial da zona do euro, que subiu ao maior valor desde maio de 2018, o da Alemanha, que atingiu o maior nível desde fevereiro de 2018, enquanto o do Reino Unido registrou a maior leitura em três anos.
Além disso, traz otimismo a notícia de que o Reino Unido começou a usar vacina da AstraZeneca, ampliando a imunização contra a covid-19. O petróleo também sobe em meio à expectativa de que a Opep mantenha o atual nível de produção em reunião a ser finalizada nesta segunda-feira. O bom humor é visto apesar de notícias sobre restrição em alguns países para conter o avanço do coronavírus. O Reino Unido não descarta medidas mais restritivas, a França decretou toque de recolher estendido em 15 províncias e o Japão avalia declarar estado de emergência na região de Tóquio.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A alta das bolsas internacionais deve ajudar os negócios no Ibovespa, enquanto o dólar mais fraco ante outras moedas emergentes e ligadas a commodities pode favorecer o real aqui. E em meio à preocupação com aumento de casos de covid-19 no Brasil, é positiva a notícia de que a Anvisa aprovou a importação de 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, que será fabricada e distribuída no Brasil pela Fiocruz, que quer começar a distribuição em janeiro.
Fica no radar a notícia de que a investigação que envolve Flávio Bolsonaro poderá se encontrar com as apurações sobre suspeitas semelhantes sobre seu irmão Carlos Bolsonaro. Na apuração contra o vereador do Rio, segundo filho do presidente Jair Bolsonaro, que ainda não avançou tanto quanto a do senador, há vários ex-funcionários investigados no processo que apura as “rachadinhas” na Assembleia.
E Bolsonaro voltou a gerar aglomeração na orla de Praia Grande, município do litoral de São Paulo, nesta sexta-feira, 1º. Sem máscara, ele se aproximou de banhistas após saltar de uma embarcação e nadar em direção à faixa de areia, momento em que foi cercado por admiradores.