Últimas notícias

Dólar hoje: moeda reage a prévia do PIB brasileiro e dados da inflação

Divisa perde força ante principais concorrentes no exterior

Dólar hoje: moeda reage a prévia do PIB brasileiro e dados da inflação
Dólar é a moeda oficial do comércio exterior. Foto: Envato Elements

O dólar opera em baixa de 0,06%, negociado a R$ 4,860, nesta sexta-feira (17). O recuo da moeda estadunidense ante o real se dá na esteira da divulgação de dados da inflação e do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).

A moeda norte-americana perde força ante as principais divisas concorrentes no exterior. O índice DXY, que mede o dólar em relação a uma cesta de seis rivais fortes, registra queda de 0,14%, a 104,20 pontos.

O Banco Central (BC) divulgou há pouco os números do IBC-Br, considerado como a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB). O indicador recuou 0,06%, em setembro, na comparação com agosto,  na série livre de efeitos sazonais. No mês anterior, a queda havia sido de 0,81%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já na comparação entre os meses de setembro de 2023 e de 2022, houve crescimento de 0,32% na série sem ajustes sazonais, ficando abaixo da mediana de 0,90% da pesquisa do Projeções Broadcast.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) ainda informou mais cedo que o Índice Geral de Preços (IGP-10) subiu 0,52% em novembro, após a alta de 0,52% em outubro.

O resultado anunciado há pouco ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,15% a uma alta de 0,60%, com mediana positiva de 0,52%.

Já o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) arrefeceu em cinco das sete capitais pesquisadas na passagem das primeira para a segunda quadrissemana de novembro, segundo a FGV. No período, o índice cheio passou de 0,53% para 0,46%.