As novas tarifas globais dos Estados Unidos entraram em vigor nesta terça-feira com alíquota de 10%, abaixo dos 15% mencionados pelo presidente Donald Trump, após a Suprema Corte dos EUA barrar parte do tarifaço de abril de 2025. Documentos do governo confirmam que a cobrança começou no nível mais baixo.
Além disso, Trump indicou que avalia novas sobretaxas de segurança nacional , que podem afetar setores como baterias, químicos, telecomunicações, aço e alumínio. Os investidores aguardam ainda as falas do republicano no tradicional discurso sobre o “Estado da União”, na noite desta terça-feira (24).
Há ainda as falas de cinco dirigentes do Federal Reserve (Fed, banco central americano) em diferentes eventos ao longo do dia. A expectativa é que os discursos ofereçam alguma pista ao mercado sobre o que esperar da política monetária dos EUA nos próximos meses.
No Brasil, nesta terça-feira (24), os investidores acompanham os dados de transações correntes e de investimento direto no País, componentes do balanço de pagamentos que mostram como está a entrada e saída de dólares da economia. Esses números são relevantes para avaliar a sustentabilidade das contas externas e seus reflexos sobre câmbio e juros.
Na sessão de segunda-feira (23), o dólar encerrou o dia com recuou de 0,14%, cotada a R$ 5,1686. Este foi o menor valor de encerramento desde o dia 28 de maio de 2024, então a R$ 5,1540.
Com informações do Broadcast