O índice Dow Jones avançou nesta terça-feira (25) junto aos demais indicadores de Nova York, que subiram após a divulgação de indicadores econômicos dos EUA.
Publicidade
O índice Dow Jones avançou nesta terça-feira (25) junto aos demais indicadores de Nova York, que subiram após a divulgação de indicadores econômicos dos EUA.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O movimento aconteceu após dados do índice de preços ao produtor (PPI, em inglês) e das vendas no varejo nos EUA, que orientaram as expectativas dos investidores em relação à decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de dezembro.
O respaldo de aliados do presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, também esteve em foco. Para Nick Timiraos, do The Wall Street Journal, o apoio da presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, à redução das taxas é significativo, já que a dirigente raramente se desvia publicamente da posição de Powell. A aposta em alívio monetário oscila perto de 80%, segundo a ferramenta FedWatch.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em paralelo, o ambiente defensivo contou ainda com nova operação militar da Rússia em Kiev, o que desafia os esforços de paz mediados pelo governo americano em relação à Ucrânia.
No câmbio, o dólar hoje fechou em queda ante rivais e os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) terminaram no campo negativo, após a divulgação dos dados nos EUA.
As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram 0,2% em setembro ante agosto, segundo dados com ajustes sazonais divulgados pelo Departamento do Comércio do país nesta terça-feira. O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 0,3% das vendas.
Excluindo-se automóveis, as vendas no setor varejista americano tiveram alta de 0,3% no confronto mensal de setembro. Os dados mensais de agosto das vendas totais foram mantidos inalterados, indicando alta de 0,6%. Nos dados sem automóveis, houve revisão para alta de 0,6%.
O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,3% em setembro ante agosto, segundo pesquisa divulgada pelo Departamento do Trabalho do país nesta terça-feira. Na comparação anual, o PPI avançou 2,7% em setembro. Analistas consultados pela FactSet projetavam alta mensal de 0,3% e acréscimo anual de 2,6% em setembro.
No fechamento, o Dow Jones subiu 1,43%, o S&P 500 avançou 0,91% e Nasdaq ganhou 0,67%. O índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – cedeu 0,48%, a 99,664 pontos.
*Com informações de Isabella Pugliese Vellani, Pedro Lima e Patricia Lara, do Broadcast
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador