A Embraer (EMBR3) anunciou, na noite de quinta-feira (18), que entregou 47 aeronaves no segundo trimestre de 2024, um aumento de 88% na comparação com o primeiro período deste ano, quando totalizou 25 jatos entregues. Em relação ao mesmo trimestre de 2023, quando entregou 48 aeronaves, a companhia registrou um leve recuo de 2%.
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Segundo a companhia, a Aviação Comercial foi o destaque do período com 19 entregas – cerca de 170% a mais em relação ao primeiro trimestre do ano, quando entregou 7 aeronaves. Além disso, a Aviação Executiva teve uma performance sólida com 27 jatos ante 18 do período anterior. A Defesa entregou uma aeronave multimissão C-390 Millennium no segundo trimestre.
Já a carteira de pedidos firmes (backlog) da empresa fechou em US$ 21,1 bilhões, alta de 20% na comparação anual, um recorde de sete anos, segundo a Embraer.
O maior aumento ocorreu na Aviação Comercial, que alcançou US$ 11,3 bilhões, um crescimento de 40% na comparação anual e 2% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Para a Embraer, o principal destaque do período foi a ordem de 20 jatos E2 pela Mexicana de Aviación – companhia aérea estatal do México. O pedido inclui 10 E190-E2 e outros 10 E195-E2, com entregas iniciais previstas para o segundo trimestre de 2025.
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Em outras duas unidades de negócios, o backlog aumentou marginalmente em US$ 45 milhões. A companhia afirma que, na Aviação Executiva, a unidade de negócio segue seu forte momento de vendas nos mercados tanto de varejo como operadores de frotas, demonstrando um sólido desempenho de entrega e mantendo um book-to-bill – métrica que mostra a relação entre as vendas (bookings) e as entregas (billings) – positivo. A carteira de pedidos de jatos executivos teve um aumento marginal de 1% em relação ao período entre janeiro e março, encerrando o trimestre com US$ 4,6 bilhões.
Crescimento da Embraer
Já a unidade de Serviços & Suporte continua sendo “um dos principais impulsionadores do crescimento da Embraer por meio da combinação de excelência operacional, experiência do cliente e soluções inovadoras”, diz a empresa em comunicado ao mercado. O backlog da unidade de negócios encerrou o segundo trimestre praticamente inalterado, em US$ 3,1 bilhões.
Na contramão, a área de Defesa e Segurança atingiu US$ 2,1 bilhões, um recuo de 5% ante um ano antes e queda de 10% frente ao intervalo entre janeiro e março de 2024. O destaque foi a entrega do segundo C-390 Millennium à Força Aérea Portuguesa (FAP). A Embraer (EMBR3) explica que “a seleção do C-390 por alguns países da Europa ainda não foi incorporada ao backlog, o que representa uma fonte significativa de crescimento potencial para os próximos trimestres.”
*Com informações do Broadcast