Publicidade

Tempo Real

Tragédia no RS: Receita libera valor bilionário de restituição do Imposto de Renda a vítimas

Confira o que foi anunciado para os contribuintes do Estado, data de pagamento e outros benefícios

Tragédia no RS: Receita libera valor bilionário de restituição do Imposto de Renda a vítimas
Prefeitura de Porto Alegre à esquerda e o Mercado Municipal à direita, alagados, após chuva intensa. (Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil)

Mais de 900 mil contribuintes gaúchos receberão aproximadamente R$ 1,1 bilhão no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda, a ser pago em 31 de maio, anunciou a Receita Federal.

Segundo informou o Fisco nesta quinta-feira (16), o número de contribuintes beneficiados superou as expectativas porque o novo sistema da Receita permitiu o fechamento do primeiro lote apenas em 15 de maio, em vez do prazo habitual de 10 de maio.

Além de incluir os gaúchos no primeiro lote de restituição, a Receita promoverá medidas para ajudar o contribuinte do Estado atingido por enchentes. Nos próximos dias, o Fisco fará o Mutirão de Acessibilidade Digital no Rio Grande do Sul. A iniciativa oferecerá computadores, tablets e acesso à internet para a população que está em abrigos poder acessar serviços públicos digitais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo a Receita Federal, serão oferecidos serviços como acesso a serviços públicos pelo portal Gov.br; acesso à conta bancária e a contas de e-mail e antecipação da restituição do Imposto de Renda. A medida terá o apoio de estudantes do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino, com objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos a cidadãos e pequenas empresas.

Nas últimas semanas, a Receita anunciou uma série de medidas para o Rio Grande do Sul, como a doação de mercadorias confiscadas nas alfândegas, adiamento do pagamento de tributos e de entregas de declarações, como a do Imposto de Renda, o oferecimento de helicóptero e de drones do órgão e o lançamento do Receita Via Rápida para facilitar o recebimento de doações do exterior.