Últimas notícias

Fundo cripto da QR Asset será aberto para investidor de varejo; veja data

Segundo o diretor comercial da gestora, os fundos de índice de bitcoin à vista nos EUA trouxe maior interesse de investidores

Fundo cripto da QR Asset será aberto para investidor de varejo; veja data
(Foto: Envato Elements)

A QR Asset Management anunciou nesta quinta-feira (25) que o QR Blockchain Assets, fundo multimercado de gestão ativa com até 100% de exposição em cripto, será disponibilizado ao investidor de varejo no dia 1º de fevereiro. O lançamento do produto – anteriormente disponível apenas ao investidor qualificado – foi divulgado com exclusividade pelo Broadcast Investimentos.

“Tivemos debates intensos para conseguir oferecer esse produto para o varejo sem perder o dinamismo. Então, ao longo de 2022 e 2023, fizemos um processo de mudança dentro do fundo para ser uma análise cada vez mais sistematizada e conseguir cobrir mais ativos com isso. Dessa forma, conseguimos fazer uma estrutura com alocação direta em ETFs (fundos de índice, que são negociados na Bolsa de Valores como se fossem uma ação), que é um investimento onshore (de empresas que produzem no seu país de origem), e outra parte diretamente em moedas disponíveis nas corretoras, como Coinbase, Gemini e Kraken”, disse Murilo Cortina, diretor comercial da QR Asset, durante participação no evento Smart Summit, promovido pela InvestSmart.

Segundo Cortina, a aprovação de ETFs de bitcoin à vista nos Estados Unidos neste mês já trouxe maior interesse e volume do investidor local. “Somos os únicos no Brasil que têm ETFs ligados ao Chicago Mercantile Exchange (CME) e lá fora 60% dos ETFs lançaram com esse índice, o que trouxe mais movimentação e despertou o investidor aqui dentro”, diz o executivo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ele destaca que houve picos de volume negociado em janeiro, com altas de até 300% na comparação com o período no ano anterior, além da maior captação. Neste momento, o investidor institucional foi quem mais buscou esse tipo de produto.

O fundo QR Blockchain Assets tem investimento inicial mínimo de R$ 1, taxa de administração de 2% ao ano e taxa de performance de 20% sobre o que exceder o índice ICE US Treasury Short Bond Index TR. O prazo de resgate é D+10 e a estratégia do produto combina análise sistemática e discricionária.

Diante da baixa aplicação inicial agora para o investidor de varejo, Cortina diz que a gestora tem investido em iniciativas educacionais, principalmente via assessoria de investimentos e programas em parceria com a B3 (B3SA3). A QR Capital, holding da QR Asset, inclusive lançou a edtech de cripto BlockTrends.

Para 2024, o diretor comercial da gestora afirma estar otimista. A queda no mercado cripto após a aprovação do ETF de bitcoin à vista estava prevista, de acordo com Cortina, mas além da tese de halving (evento que impacta no valor da moeda cripto), neste ano o foco estará em segmentos como “NFTs, que estão subvalorizados, inteligência artificial, que está entrando em cripto, e o ecossistema de DeFi, que está descontado”. “Vemos nichos com potencial muito interessante.”