• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Fusão entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) traz riscos às milhas acumuladas por clientes?

As duas companhias aéreas trabalham com programas de pontos: o Azul Fidelidade e o Smiles

Por Beatriz Rocha

17/01/2025 | 18:02 Atualização: 17/01/2025 | 18:02

Fusão entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) pode mexer com milhas dos consumidores? Veja o que dizem os especialistas. Foto: Envato Elements
Fusão entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) pode mexer com milhas dos consumidores? Veja o que dizem os especialistas. Foto: Envato Elements

A Azul (AZUL4) e a Abra, controladora da Gol (GOLL4), assinaram nesta semana um Memorando de Entendimentos (MoU) não vinculante com o objetivo de explorar uma combinação de negócios das duas companhias aéreas no Brasil. A decisão, aguardada pelos investidores, repercutiu bem no mercado, com as ações das duas empresas subindo no pregão de quinta-feira (16). Do lado dos consumidores, porém, veio o medo: como ficam as milhas acumuladas e os preços das passagens com a possível fusão?

Leia mais:
  • Por que o BofA recomenda venda de Azul mesmo quanto o mercado comemora a fusão com a Gol?
  • O que a Gol diz sobre preço das passagens após fusão com a Azul?
  • A fusão entre Azul e Gol pode afetar os minoritários? Instituto Empresa se posiciona
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No que se refere às passagens aéreas, especialistas consultados pelo E-Investidor nesta matéria afirmaram ser possível que os preços subam em alguns trechos devido à falta de concorrência. Fatores macroeconômicos, como a valorização do dólar, também podem contribuir para o aumento dos valores.

Em nota, contudo, a Gol informou que ainda é muito cedo para definir se os preços das passagens devem subir ou não após a potencial fusão com a Azul. De acordo com a empresa aérea, o documento assinado nesta semana serve somente para dar início às negociações entre a controladora da companhia, a Abra, e a sua atual concorrente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Por esse motivo, detalhes (sobre o preço das passagens aéreas) ainda serão discutidos durante o processo. A transação, caso seja consumada, será submetida para aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e demais autoridades competentes”, afirmou a companhia em nota.

Já quando se tratam das milhas acumuladas no programa Azul Fidelidade, da Azul, e Smiles, da Gol, especialistas acreditam ser altamente improvável que os consumidores percam os pontos adquiridos, pois as empresas deverão honrar os compromissos pactuados com os clientes, o que inclui o respeito às vantagens oferecidas por meio dos programas de fidelidade.

Em nota, a Gol esclareceu que nenhuma medida relacionada ao Smiles foi decidida. “O MoU representa uma fase inicial de um processo de tratativas entre Abra e Azul para explorar a viabilidade de uma possível negociação, por este motivo detalhes ainda serão discutidos e submetidos às autoridades competentes”, disse.

O E-Investidor também entrou em contato com a Azul para questionar possíveis impactos nas regras para junção de milhas, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto para posicionamento.

O que pode acontecer com os programas de milhas?

Para Feliciano Lyra Moura, sócio do Serur Advogados, uma possível fusão entre Azul e Gol não deve trazer qualquer tipo de prejuízo aos clientes dessas companhias que estão inseridos nos programas de acúmulo de milhas. “Seria inédito se desta fusão qualquer prejuízo atingisse os clientes das empresas que estão se fundindo em relação aos seus pontos já acumulados. No mercado, não há exemplo nesse sentido”, afirma.

Publicidade

Marco Antônio Pascoali, advogado de Direito Societário no escritório Schiefler Advocacia, tem a mesma opinião. Segundo ele, caso as companhias limitassem de alguma forma as milhas dos clientes, estariam descumprindo a legislação. “Isso ocorre porque a nova empresa sucede as anteriores em direitos e obrigações. O respeito aos programas de milhas é uma das obrigações das companhias aéreas em relação aos consumidores.”

Se a fusão realmente acontecer, uma das possibilidades é que o Azul Fidelidade e o Smiles sejam unidos. Bruno Boris, sócio e fundador do escritório Bruno Boris Advogados, acredita que as companhias teriam tempo para planejar a melhor forma de unificar os programas. “Como a operação precisa ser aprovada por todos os órgãos competentes, ainda deverá demorar para gerar efeitos aos consumidores. Até lá as empresas conseguirão analisar a eventual unificação ou não dos planos de milhas”, ressalta.

O que pode ajudar nesse caso é que a Azul e a Gol já possuem um acordo de compartilhamento de voos, conhecido como codeshare. O negócio envolve também os programas de fidelidade, permitindo que membros do Azul Fidelidade e do Smiles acumulem pontos no programa de sua escolha ao comprar os trechos inclusos no codeshare. Os consumidores começaram a aproveitar a parceria comercial no final de junho de 2024, quando a oferta ficou disponível nos canais de vendas de ambas as empresas.

Pascoali, do escritório Schiefler Advocacia, também acredita que a união dos dois programas é uma das soluções possíveis (e esperada). Nesse caso, é provável que os consumidores de um dos planos sejam incorporados ao outro. Ele cita o exemplo de uma situação parecida que ocorreu em 2013, com a fusão entre a American Airlines e a US Airways. O programa de milhas da US Airways foi incorporado ao programa da American Airlines. “Este não é um caso brasileiro, mas dá uma amostra de como a solução pode ser implementada na prática”, destaca.

Publicidade

Para Fernando Canutto, sócio do Godke Advogados e especialista em Direito Empresarial, uma possível fusão entre o Azul Fidelidade e o Smiles poderia trazer mudanças aos consumidores. As regras de acumulação e resgaste de milhas, por exemplo, podem ser modificadas, assim como as categorias de benefícios. “A fusão pode resultar em mudanças nas vantagens oferecidas, como o acesso a salas VIP, upgrades de classe ou benefícios especiais para membros frequentes, o que pode diminuir a atratividade do programa para os consumidores”, alerta.

Já Moura, do Serur Advogados, pondera que a combinação de negócios pode oferecer pontos positivos aos clientes das duas companhias aéreas. “A fusão trará mais capacidade de ambas as empresas oferecerem melhores trocas e formas de utilização dessas milhas nas suas operações, isso porque haverá mais possibilidades de viagens e trechos para todos os clientes”, explica.

De acordo com Vanderlei Garcia Jr, sócio do VGJr Advogados Associados, caso as mudanças sejam realmente implementadas, as empresas tendem a adotar medidas que minimizem impactos negativos aos clientes para preservar a confiança e a lealdade.

Ainda assim, é recomendável que os consumidores acompanhem as comunicações oficiais da Azul e da Gol e estejam atentos a possíveis alterações nos termos e condições dos programas de milhas. “Entidades como o Procon e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) certamente acompanharão todo o processo para a garantia da efetividade na proteção dos consumidores e controle sobre eventuais abusos ou exploração econômica de preços e serviços”, reforça Garcia Jr.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • azul4
  • companhias aéreas
  • goll4
  • Milhas
  • passagens aéreas
  • smiles
Cotações
26/01/2026 6h37 (delay 15min)
Câmbio
26/01/2026 6h37 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Buffett e Bloomberg dão o mesmo conselho à Geração Z — e ele não é ganhar mais

  • 2

    IPTU 2026: quem paga a conta, proprietário ou inquilino?

  • 3

    Viver de renda não é imediatismo: veja o que muda (e o que não muda) na estratégia em 2026

  • 4

    Genial: Klabin (KLBN11) passa por ajuste no trimestre, mas melhora financeira ainda não aparece na ação

  • 5

    Ibovespa hoje: Braskem (BRKM5) fecha no maior valor desde setembro; Vivara (VIVA3) tomba

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Nascidos em janeiro já têm data para receber abono salarial em 2026
Logo E-Investidor
Nascidos em janeiro já têm data para receber abono salarial em 2026
Imagem principal sobre o INSS fechará agências e serviços digitais em janeiro de 2026
Logo E-Investidor
INSS fechará agências e serviços digitais em janeiro de 2026
Imagem principal sobre o Por que o Bolsa Família exige a frequência escolar de crianças?
Logo E-Investidor
Por que o Bolsa Família exige a frequência escolar de crianças?
Imagem principal sobre o Como o valor do IPTU em São Paulo é calculado?
Logo E-Investidor
Como o valor do IPTU em São Paulo é calculado?
Imagem principal sobre o Foi demitido em 2026? Entenda como fica o saque-aniversário do FGTS
Logo E-Investidor
Foi demitido em 2026? Entenda como fica o saque-aniversário do FGTS
Imagem principal sobre o Gás do Povo: o que é e como consultar a migração para a modalidade gratuita
Logo E-Investidor
Gás do Povo: o que é e como consultar a migração para a modalidade gratuita
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (23)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (23)?
Imagem principal sobre o 5 situações em que o saldo retido do FGTS pode ser liberado
Logo E-Investidor
5 situações em que o saldo retido do FGTS pode ser liberado
Últimas: Tempo Real
Gafisa (GFSA3) elege novo diretor-presidente e faz outras mudanças na diretoria; veja quem entra
Tempo Real
Gafisa (GFSA3) elege novo diretor-presidente e faz outras mudanças na diretoria; veja quem entra

Movimentações de executivos buscam consolidar companhia no mercado imobiliário de alto luxo

25/01/2026 | 14h01 | Por Amélia Alves
Sabesp (SBSP3) quer oferta pública para comprar restante das ações da Emae na Bolsa
Tempo Real
Sabesp (SBSP3) quer oferta pública para comprar restante das ações da Emae na Bolsa

Empresa vai submeter pedido de OPA à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e deve fazer mudanças na gestão da controlada

25/01/2026 | 11h20 | Por Amélia Alves
FGC alerta para golpes nas garantias de bancos liquidados; veja o que nunca fazer
Tempo Real
FGC alerta para golpes nas garantias de bancos liquidados; veja o que nunca fazer

Criminosos usam indevidamente o nome de instituições oficiais e empresas para enganar investidores com direito ao ressarcimento

25/01/2026 | 09h48 | Por Cícero Cotrim
FGC pagou R$ 26 bilhões em garantias a credores do Banco Master, 66% do total
Tempo Real
FGC pagou R$ 26 bilhões em garantias a credores do Banco Master, 66% do total

Enquanto investidores do Will Bank ainda não recebem reembolso, FGC precisa pagar R$ 14,6 bilhões aos credores do Master

23/01/2026 | 20h40 | Por André Marinho

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador