Balsa na hidrovia Paraguai-Paraná. Foto: Hidrovias do Brasil/Divulgação
A Hidrovias do Brasil (HBSA3), em continuidade aos fatos relevantes de 29 de junho e de 7 de julho de 2023, informa que foram colocadas 130 milhões de ações (incluindo 30 milhões de ações adicionais), ao preço por papel de R$ 3,40, no âmbito da oferta pública de distribuição secundária de ações ordinárias de emissão da companhia e de titularidade do Patria e do Sommervile. Assim, o follow-on perfazeu o montante de R$ 442,000 milhões, conforme antecipado pelo Broadcast.
Considerando que a oferta correspondeu exclusivamente à distribuição secundária de ações, não houve aumento do capital social da companhia.
A oferta foi destinada exclusivamente a investidores profissionais, de forma que não foi concedida prioridade aos acionistas da companhia para aquisição das ações. Após a data da liquidação da oferta, que ocorrerá na próxima segunda-feira, 17, os acionistas vendedores passarão a deter as seguintes participações: dentro do Patria, o Fundo II passará a deter 10,03% do capital social da companhia, o Fundo II Brasil, 0,57%, e o Co-Invest, 2,13%; já a Sommerville passará a deter 4,15% do capital social.
“Vale notar que os Fundos II Patria, em conjunto com o Patria Infraestrutura IV FIP Multiestrategia, que não é parte da referida oferta (Fundos Pátria), deterão em conjunto, após a oferta, ações de emissão da companhia representativas de 23,06% de seu capital social, equivalente a 175.311.836 ações”, afirma a Hidrovias do Brasil, em fato relevante.
A companhia informa ainda que não haverá procedimento de estabilização do preço das ações após a realização da oferta e, consequentemente, o preço das ações no mercado secundário da B3 poderá flutuar significativamente após a colocação das ações.