Últimas notícias

IBGE: vendas do varejo caem 1,4% em junho ante maio

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 0,3% no ano

(Foto: Envato Elements)

(Daniela Amorim, Estadão Conteúdo) – As vendas do comércio varejista caíram 1,4% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 2,6% a alta de 0,2%, com mediana negativa de 1,0%.

Na comparação com junho de 2021, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram baixa de 0,3% em junho de 2022. Nesse confronto, as projeções iam de uma queda de 2,4% a alta de 2,5%, com mediana positiva de 0,2%.

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,4% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, houve queda de 0,9%.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 2,3% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal. O resultado veio abaixo do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam de uma queda de 2,2% a um avanço de 1,0%, com mediana negativa de 0,7%.

Na comparação com junho de 2021, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 3,1% em junho de 2022. Nesse confronto, as projeções variavam de uma redução de 3,1% a expansão de 1,7%, com mediana negativa de 0,1%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 0,3% no ano e aumento de 0,8% em 12 meses.