O que este conteúdo fez por você?
- Ibovespa subia 1,45%, aos 110.231 pontos, às 12h16 desta quarta-feira
- Índice foi impulsionado pelo resultado do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos
O Ibovespa subia 1,45%, aos 110.231 pontos, às 12h16 desta quarta-feira (10) impulsionado pelo resultado do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos, que apontou estabilidade em julho, ante previsão de alta de 0,2%, e alta de 8,5% na comparação anual, ante previsão de 8,7%.
Leia também
A inflação abaixo da previsão reduz apostas do mercado de adoção pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) por um política monetária hawkish – adjetivo derivado de hawk, falcão em inglês, que significa adoção de política austera, com taxas de juros mais altas e, assim, menor demanda e inflação mais controlada. Assim, abre-se espaço para enfraquecimento do dólar e alta das bolsas.
De acordo com o Broadcast, o dado do CPI norte-americano era bastante aguardado, não apenas por ser uma variável importante a ser observada pelo Fed, mas também porque na semana passada o relatório de empregos do país mostrou uma economia forte, com criação de vagas além das previsões e aumento da renda dos trabalhadores.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os dados de emprego fortaleceram estimativas de que o Fed elevaria os juros dos EUA em 0,75 ponto porcentual, mas hoje essa aposta perde fôlego diante dos dados do CPI. Dois dirigentes do Fed se pronunciam à tarde, o que será monitorado pelos investidores.