O índice Ibovespa futuro abriu nesta sexta-feira (1) em alta de 0,48%, chegando aos 118.270 pontos. O avanço ocorre com a divulgação de dados domésticos da inflação, do comércio e do Produto Interno Bruto (PIB), no Brasil, e à espera do relatório de emprego estadunidense, o payroll.
- Veja também: Mercado hoje: PIB no Brasil e payroll nos EUA ficam no radar após estímulos na economia chinesa
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicou há pouco o resultado do PIB brasileiro para o segundo trimestre de 2023. Em relação aos primeiros três meses deste ano, o PIB registrou aumento de 0,9%, somando R$ 2,7 trilhões. O resultado veio acima dos 0,3% esperados por analistas. Em comparação ao mesmo período de 2022, o crescimento foi de 3,4% em 12 meses.
Leia também
A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve queda de 0,22% em agosto, após registrar alta de 0,07% no encerramento de julho. Na terceira quadrissemana de agosto, o
índice havia recuado 0,18%. Em 12 meses, o indicador acumulou variação positiva de 3,90% no fechamento desta leitura, ante 3,53% em julho.
A FGV também divulgou o crescimento de 0,8 ponto no Índice de Confiança Empresarial (ICE) em agosto ante julho, para 94,8 pontos, recuperando-se da perda de 0,5 ponto do mês anterior.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O resultado do PIB brasileiro no segundo trimestre e o payroll de agosto nos EUA são destaques nos mercados, nesta sexta-feira, e ficam no radar dos investidores. Os dados do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial americano, brasileiro e global de agosto também estão previstos.