Publicidade

Últimas notícias

Ibovespa futuro abre atento à ata de reunião do BC e ao Boletim Focus

Documento do último encontro do Copom condicionou cortes nos juros ao nível inflacionário do País

Ibovespa futuro abre atento à ata de reunião do BC e ao Boletim Focus
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

O Ibovespa futuro abriu nesta terça-feira (26) em alta de 0,10%, chegando aos 127.685 pontos. O avanço do índice se dá com atenções voltadas à divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), além da publicação do Boletim Focus, nesta manhã.

A ata do último encontro do Copom segue condicionando o afrouxamento monetário ao nível da inflação no País. Ainda que analistas pressionem por sinalizações sobre o patamar da taxa básica de juros (Selic) ao término do ciclo, o BC entende que tentar antecipar a informação pode levar a ruídos.

“O Comitê mantém seu firme compromisso com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante e reforça que a extensão do ciclo refletirá o mandato legal do Banco Central”, expressou o documento do colegiado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com isso, o Boletim Focus, que traz a expectativa de atores do mercado financeiro para a economia brasileira, manteve em 9% a previsão da Selic para o fim de 2024 e em 8,5% ao término de 2025. Na última semana, o Copom reduziu a referência dos juros no País, de 11,25% para 10,75%.

A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 subiu de 1,80% para 1,85% nesta leitura, ante 1,75% há um mês. Para o ano que vem, a expectativa foi mantida em crescimento de 2%. Já o Ministério da Fazenda estima crescimento de 2,2% para o PIB deste ano.

Os analistas do mercado ainda trouxeram a projeção para a inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no relatório Focus. Houve queda de 3,79% para 3,75% para o indicador. Há um mês, a expectativa era de IPCA a 3,80%. Para 2025, a projeção oscilou de 3,52% a 3,51%.

*Com informações do Broadcast

Web Stories

Ver tudo
<
>