Publicidade

Tempo Real

Ibovespa futuro cai de olho na ata do Copom, após dia de pânico nos mercados globais

BC divulgou documento da última reunião de política monetária; bolsa do Japão se recupera nesta terça

Ibovespa futuro cai de olho na ata do Copom, após dia de pânico nos mercados globais
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

O índice Ibovespa futuro abriu nesta terça-feira (6) em queda de 0,09%, chegando aos 126 mil pontos. O recuo se dá com atenções voltadas à divulgação da ata de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana passada e de olho no sobe e desce das bolsas no exterior, passada a segunda-feira de pânico nos mercados globais. Bolsa do Japão fica no radar de investidores.

O Banco Central (BC) divulgou mais cedo a ata do último encontro do Copom. O documento defende que a decisão unânime de manter a taxa básica de juros em 10,5% ao ano é compatível com a estratégia de convergência da inflação para a meta.

A avaliação do colegiado é de que a política monetária deve se manter contracionista por tempo suficiente, em patamar que consolide o processo de reduzir a inflação. A ata reitera que eventuais ajustes futuros na Selic “serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta manhã que os aluguéis recuaram 0,18% em julho, após registrarem aumento de 0,61% no mês anterior. Com o resultado, o índice acumula alta de 9,9% nos 12 meses encerrados em julho. Na última leitura, o acúmulo anual do indicador era 10,66%.

Lá fora, os mercados futuros de ações em Nova York ensaiam recuperação, após avanço no setor de serviços dos Estados Unidos amenizar as preocupações com uma possível recessão no país.

Na Europa a abertura foi positiva, com investidores atentos ao avanço de 3,9% das encomendas à indústria alemã em junho, bem maior que o esperado e o primeiro resultado positivo do ano.

Na Ásia, a bolsa japonesa se recuperou nesta terça, após despencar 12,4% no pregão anterior. O índice japonês Nikkei saltou 10,23% em Tóquio, a 34.675,46 pontos, assegurando o maior ganho diário desde outubro de 2008.

Bem menos afetada pelo tumulto, a China continental registrou ganhos mais modestos. O Xangai Composto subiu 0,23%, aos 2.867,28 pontos. O menos abrangente, Shenzhen Composto, avançou 1,18%, aos 1.567,03 pontos.

Publicidade

Esses e outros dados do dia ficam no radar de analistas e investidores no mercado e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.

*Com informações do Broadcast