Apesar da valorização inicial, os sinais mistos em Nova York e a queda do minério de ferro (0,51%) tendem a limitar o fôlego do Índice Bovespa. A fraqueza do petróleo (0,06%) também pode pesar no setor petroleiro.
Ontem, o índice passou por leve realização de lucros e fechou praticamente estável, com queda de 0,08%, aos 178.720 pontos.
As bolsas de valores ocidentais operam mistas, antes da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Em Nova York, o Dow Jones futuro recua diante do tombo da UnitedHealth, após proposta do governo Trump de reajuste quase nulo às seguradoras de saúde.
No câmbio, o dólar hoje recua levemente ante pares principais e ante o real. Após a abertura, a moeda americana cedia 0,12%, a R$ 5,27 na venda.
Ibovespa futuro: os destaques do mercado de ações desta terça-feira (27)
IPCA-15 sobe 0,20% em janeiro, abaixo das projeções
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) registrou alta 0,20% em janeiro, após ter subido 0,25% em dezembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, de avanço de 0,23%, com intervalo entre 0,15% e 0,42%. Com o resultado anunciado hoje, a taxa acumulada em 12 meses teve elevação de 4,50%. As projeções iam de avanço de 4,00% a 4,73%, com mediana de 4,52%.
Vale divulga prévia do 4T25 após o fechamento
A Vale publica previa dos resultados do quarto trimestre de 2025 e o consolidado do ano, após o fechamento dos mercados.
Na prévia operacional do 4T25, os analistas da Genial Investimentos destacam que a produção de minério de ferro deve recuar na comparação trimestral, para 89,3 milhões de toneladas, refletindo um movimento sazonal típico do início do período chuvoso. Ainda assim, o desempenho anual deve seguir positivo, com crescimento de 4,8% na base anual, sustentado pelo avanço dos projetos de S11D, no Pará, e Capanema, em Minas Gerais. Veja a análise completa.
O que mais repercute no Ibovespa hoje
As ações da Vale seguem no radar após a prefeitura de Congonhas (MG) determinar a suspensão dos alvarás e das operações das unidades de Fábrica e Viga, além da adoção de medidas ambientais emergenciais após vazamentos de rejeitos; a empresa já interrompeu as atividades.
A Petrobras (PETR3; PETR4), por sua vez, reduz hoje em 5,2% o preço da gasolina às distribuidoras. Embora os valores internos ainda superem os internacionais, a medida, somada à queda de quase 20% do petróleo em 2025, pode levar a uma leve revisão para baixo das projeções de curto prazo do IPCA.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Silvana Rocha, Daniela Amorim e Luciana Xavier, do Broadcast