Publicidade

Tempo Real

Ibovespa futuro recua após dados fracos de inflação no IPCA; veja

O índice futuro ainda sofre com a queda das commodities e ações do exterior. Confira os detalhes

Ibovespa futuro recua após dados fracos de inflação no IPCA; veja
Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)

O índice Ibovespa futuro abriu nesta terça-feira (10) em queda de 0,08%, chegando aos 135.730 pontos. O recuo se dá com atenções voltadas ao números de inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto.

A queda das commodities, em especial do petróleo – diante dos dados fracos de importação da China em agosto -, e da maioria dos índices de ações internacionais tende a influenciar negativamente o Índice Bovespa. No último pregão, o índice encerrou com alta de apenas 0,12%, no nível dos 134 mil pontos – veja aqui.

No exterior, investidores acompanham o evento da diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Michelle Bowman, mas o tema política monetária fica fora de questão por conta do período de silêncio dos dirigentes a poucos dias da decisão de juros. Confira a agenda completa do dia nesta matéria.

IPCA

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA recuou 0,02% ante alta de 0,38% em julho. Ainda assim, o indicador acumula alta de 2,85% no ano e avanço de 4,24% em 12 meses.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O resultado de agosto ficou ligeiramente abaixo da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que apontava alta de 0,02%. O intervalo de previsões ia de recuo de 0,07% a um aumento de 0,13%.

Na segunda-feira (9), a mediana do boletim Focus para a inflação suavizada dos próximos 12 meses subiu pela terceira semana seguida, de 3,87% para 3,93%. Um mês atrás, era de 3,73% – veja os detalhes aqui.

Outros indicadores

Ainda nesta manhã, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) desacelerou o ritmo de alta a 0,18% na primeira prévia de setembro, após 0,33% na mesma leitura de agosto.

Enquanto isso, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) acelerou em todas as sete capitais pesquisadas na primeira quadrissemana de setembro, informou a Fundação. O indicador fechou a semana com alta de 0,05%, ante queda de 0,16% no encerramento de agosto.

Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.

Publicidade

*Com informações do Broadcast