Publicidade

Tempo Real

Ibovespa futuro cai à espera da decisão de juros do Copom; veja

O movimento de cautela e a baixa tração das commodities pressionam o índice futuro. Confira os detalhes

Ibovespa futuro cai à espera da decisão de juros do Copom; veja
O Ibovespa é o principal índice da B3. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

O índice Ibovespa futuro abriu nesta quarta-feira (18) em queda de 0,19%, chegando aos 136.020 pontos. O recuo se dá com atenções voltadas às decisões sobre os juros no Brasil e nos Estados Unidos – confira a agenda completa do dia neste texto.

A leve alta dos futuros em Nova York pode não ser suficiente para impulsionar o principal índice da B3 futuro ao decorrer da manhã, considerando o recuo das commodities – em especial do minério de ferro, que fechou em queda de 4,12% em Dalian, na China – e a cautela dos investidores antes dos desfechos sobre política monetária.

Na véspera, o Índice Bovespa fechou abaixo de 135 mil pontos com cautela pela Super-Quarta – veja aqui. A baixa tração se deu, entre outros motivos, pelas ações da Petrobras (PETR3; PETR4). Nesta quarta-feira, as perdas em torno de 1,00% do petróleo não devem abrir margem para a recuperação da estatal.

Juros

A plataforma do CME Group aponta 60% de chance de um corte de 0,50 ponto percentual na taxa básica dos EUA, mas alguns analistas defendem um ajuste menor por causa de dados inflacionários ainda fortes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Saxo Bank avalia que o processo de afrouxamento nos EUA deve beneficiar as ações no longo prazo. Entre os 20 ciclos de cortes feitos pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) desde 1957, apenas três foram seguidos por retornos negativos nos 25 meses subsequentes, segundo a instituição. O Fed divulga desfecho de sua reunião de política monetária às 15 horas.

No Brasil, por sua vez, a maioria dos analistas espera uma alta de 0,25 ponto percentual na taxa Selic, elevando-a para 10,75% ao ano, mas alguns ainda preveem uma elevação maior. O foco estará no comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) e se a votação será unânime. A partir das 18h30, o Copom divulga sua decisão sobre juros.

Em seguida, investidores ficarão atentos à entrevista do presidente do Fed, Jerome Powell, além dos discursos de dois dirigentes do Banco Central Europeu (BCE), Joachim Nagel e Elizabeth McCaul, em eventos internacionais.

Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.

Publicidade

*Com informações do Broadcast