O índice Ibovespa futuro iniciou as negociações nesta quarta-feira (31) em alta de 0,47%, chegando aos 127.400 pontos. O avanço se dá com atenções voltadas às reuniões de política monetária do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) e do Federal Reserve (Fed, bc estadunidense) e na esteira da decisão de juros da autoridade monetária japonesa, nesta manhã.
Leia também
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a taxa de desemprego ficou em 6,9% no trimestre encerrado em junho, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. O resultado ficou dentro da expectativa, entre 6,7% e 7,3%.
A bolsa de Tóquio subiu 1,49% e o iene, moeda japonesa, reage em alta ante o dólar após o Banco do Japão (BoJ) elevar a taxa básica de juros da faixa de 0% a 0,1% para 0,25% hoje. A mudança dá continuidade ao ciclo de alta iniciado em março, quando o país asiático colocou fim à política de taxas de juros negativas após 17 anos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Brasil, o Copom se reúne para definir os rumos da principal referência dos juros no País (a Selic). A expectativa majoritária de analistas de mercado e investidores é de manutenção no patamar atual, de 10,5% ao ano.
Nos Estados Unidos, o Fed também tem encontro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) para decidir como ficam os juros no país pelas próximas semanas. A expectativa é de que a autoridade monetária mantenha a taxa de juros na faixa entre 5,25% e 5,5% ao ano. Os cortes devem ter início na reunião de setembro.
As decisões de juros serão monitoradas nesta manhã e podem impactar os resultados observados no Ibovespa futuro.
*Com informações do Broadcast
Publicidade