Tempo Real

Ibovespa futuro sobe acima dos 130 mil pontos com foco em 2 eventos esperados do dia; confira

O documento europeu forneceu detalhes da redução de juros em setembro e também os próximos passos. Veja

Ibovespa futuro sobe acima dos 130 mil pontos com foco em 2 eventos esperados do dia; confira
Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)

O índice Ibovespa futuro abriu nesta quinta-feira (10) em alta de 0,21%, chegando aos 130.275 pontos. O avanço se dá com atenções voltadas a Gabriel Galípolo, que teve a indicação à presidência do Banco Central (BC) confirmada pelo Senado. No exterior, a ata do Banco Central Europeu (BCE) fica no foco.

Os mercados financeiros do País podem ter ajustes estreitos, assim como no exterior, com queda nos futuros de Nova York e leve alta dos juros dos Treasuries (títulos da dívida americana). Os ativos do principal índice da B3 não devem ter ajuda das commodities neste pregão, já que o minério de ferro caiu 1,02% na China, e o petróleo sobe cerca de 1,00%.

Por aqui, os olhos se voltam para Galípolo, que se reúne com representantes do Ministério da Fazenda, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da empresa Emgea e da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Ata do BCE

Lá fora, após o mercado digerir a ata do Fed sem muita empolgação, na quarta-feira (9), os olhos agora se voltam para a ata do Banco Central Europeu (BCE), que fornece detalhes da decisão da autoridade em reduzir suas principais taxas de juros em 0,25 ponto porcentual, sendo o segundo corte deste ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo o documento, as autoridades concordaram em retirar a restrição monetária de forma gradual na reunião de 11 e 12 de setembro, já que não havia certeza sobre a resolução do problema da inflação na zona do euro.

“Era, portanto, muito cedo para declarar vitória, também em face das revisões para cima do núcleo da inflação nas projeções trimestrais e das recentes surpresas para cima da inflação de serviços”, diz o relatório.

A autoridade reforça que a inflação deverá voltar a ganhar força na segunda metade deste ano. O BCE anuncia sua próxima decisão de política monetária no dia 17 de outubro.

Indicadores

Ainda na agenda econômica desta quinta-feira, serão acompanhados os indicadores de preços ao consumidor (CPI) nos EUA e de vendas do varejo no Brasil. O CPI deve modular as expectativas para o ciclo de cortes de juros pelo Fed e deve subir 0,1% em setembro segundo análises do mercado.

Já as vendas do varejo brasileiro caíram 0,3% em agosto ante julho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação anual, o índice subiu 5,1% em agosto.

Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.

Publicidade

*Com informações do Broadcast