Publicidade
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Apesar da valorização inicial, o recuo de 0,73% do minério de ferro pode provocar uma correção do Índice Bovespa hoje, após o índice ter fechado ontem próximo dos 163 mil pontos.
Mesmo assim, o principal índice da B3 pode se apoiar no viés positivo em Nova York e da alta do petróleo (1,0%) nesta manhã. Os índices de ações do Ocidente avançam moderadamente antes da divulgação do payroll dos EUA, dado-chave para a trajetória dos juros básicos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No câmbio, o dólar hoje avança levemente ante pares principais enquanto beira estabilidade ante o real. Após a abertura, a moeda americana subia 0,01%, a R$ 5,38 na venda.
O mercado se prepara para receber o primeiro payroll em dia, depois que a paralisação governamental mais longa da história dos Estados Unidos adiou os relatórios de setembro e novembro, com divulgação apenas parcial dos dados de outubro de 2025. Para dezembro, os analistas esperam a criação de 60 mil empregos no mês, de acordo com a mediana de 25 projeções compiladas pelo Projeções Broadcast, entre estimativas que vão de 23 mil a 155 mil. Em novembro, foram abertas 64 mil vagas líquidas.
O relatório payroll será divulgado nesta sexta-feira, às 10h30 (de Brasília), pelo Departamento do Trabalho. A mediana das estimativas aponta que o salário médio por hora deve avançar 0,3% na taxa mensal e mostrar alta de 3,6% na comparação anual. Em novembro, os aumentos foram de 0,14% e 3,5%, respectivamente. A taxa de desemprego deve cair de 4,6% para 4,5%.

O IPCA de dezembro teve alta de 0,33%, 0,15 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de 0,18% registrada em novembro. Em dezembro de 2024, a variação havia sido de 0,52%. O IPCA fechou o ano de 2025 com alta acumulada de 4,26%.
A inflação medida pelo índice não teve desvio em relação à mediana da pesquisa Projeções Broadcast, que indicava aceleração a 0,33%, ante alta de 0,18% em novembro. O intervalo das estimativas, todas de alta, ia de 0,27% a 0,45%.
Mesmo com a inflação acumulada do ano abaixo do teto da meta, de 4,50%, o resultado não deve alterar a expectativa de manutenção da Selic em 15% ao ano na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês.
Publicidade
Isso porque a inflação de janeiro costuma acelerar, o mercado de trabalho segue aquecido e o Banco Central tem adotado um tom cauteloso ao sinalizar quando o juro básico começará a cair. Por ora, a maioria das projeções aponta para um primeiro corte em março.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Maria Regina Silva e Luciana Xavier, do Broadcast
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador